Cesar Greco/SE Palmeiras | Rubens Chiri/São Paulo FC
Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo (4), às 16h (de Brasília), no Estádio do Mineirão, pela decisão da Supercopa. Enquanto o Alviverde vai em busca do bicampeonato, o Tricolor está atrás do inédito título, que completaria sua coleção.
As duas equipes fazem o clássico por terem vencido o Campeonato Brasileiro(Palmeiras) e a Copa do Brasil (São Paulo).
Pensando na decisão envolvendo os dois rivais paulistas, o traz tudo o que o fã do esporte precisa saber da grande final.
Desfalques e prováveis escalações
Enquanto a equipe de Abel Ferreira não terá Endrick, que está com a seleção brasileirana disputa do Pre-Olímpico, o time de Thiago Carpini pode não ter Lucas Moura, que não treinou nesta sexta-feira (2), mas que irá viajar para Belo Horizonte.
Veja abaixo os possíveis times:
- Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Murilo e Gustavo Gómez; Mayke, Richard Rios, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Rony e Flaco Lopez.
- São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia e Alisson; Wellington Rato, Luciano e Lucas Moura (Galoppo); Calleri
Retrospecto se enfrentando em finais e no geral
Esta será apenas a quarta vez que eles duelam por uma taça, sendo a primeira delas em âmbito nacional. Duas delas foram recentemente, nas finais do Campeonato Paulista de 2021 e 2022. Na primeira, o Tricolor levou a melhor. Após empate em 0 a 0 no Allianz Parque, o time superou o rival por 2 a 0 no Morumbis e foi campeão, encerrando um jejum de mais de oito anos sem títulos.
No ano seguinte, o troco do Palmeiras foi implacável. Após derrota por 3 a 1 na ida, o Alviverde foi impiedoso ao golear o rival por 4 a 0 e ficar com a taça.
A outra final entre eles também foi de um Paulistão, mas em 1992. E o São Paulo foi o campeão, com direito a duas vitórias, uma delas por 4 a 2 e outra por 2 a 1. O curioso é que as decisões do torneio foram disputadas em um intervalo um pouco longo, já que o Tricolor viajou ao Japão para disputar o Mundial de Clubes no meio das duas partidas.
Apesar de só terem acontecido três finais, os rivais já tiveram várias decisões indiretas, em edições do Campeonato Paulista que foram disputadas em pontos corridos. E a vantagem é do Palmeiras, que foi campeão em nove oportunidades (1932, 1933, 1934, 1944, 1950, 1963, 1972, 1994 e 1996), sendo as três primeiras ainda com o nome de Palestra Itália. Já o São Paulo levou a melhor em 1931, 1949, 1953, 1970 e 1971, totalizando cinco conquistas.
No histórico geral de jogos, a vantagem é do Tricolor, mas em uma disputa bastante apertada. Os rivais já se enfrentaram 316 vezes, com 110 vitórias do São Paulo, 100 empates e 106 vitórias do Palmeiras.