Foto: (Crédito: Valquir Aureliano)
Paraná Clube está perto de anunciar mais dois reforços para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, que começa em 4 de maio. Um deles deve ser o lateral/ponta Eltinho, 34 anos, revelado no próprio Tricolor da Vila Capanema. O outro pode ser o volante/meia Jonathan Schuttz, 22 anos, que fez as categorias de base no Internacional e no Palmeiras.
Eltinho
Eltinho surgiu na base do Paraná Clube e estreou como profissional no Campeonato Paranaense de 2006, lançado pelo técnico Barbieri. No primeiro jogo, ele atuou na ala-esquerda, no esquema tático 3-6-1, na vitória por 2 a 0 sobre o Toledo, no Pinheirão.
Campeonato Paranaense 2006, 14ª rodada, 5 de março
Paraná 2×0 Toledo
Paraná Clube: Marcos Leandro; Neguette (Jéffe), Gustavo e Emerson; Goiano, Musamba (Serginho), Beto, Marcelinho (Sandro), Maicosuel e Eltinho; Leonardo. Técnico: Barbieri
Toledo: Colombo, Leonardo (Juninho), Douglas, Otávio e Uéslei (Rui); Edésio, Jean, Fabio Rosa e Daniel; Dinei e Marquinho. Técnico: Alfinete
Gols: Beto (11-2º, de cabeça) e Eltinho (28-2º, de cabeça)
Local: Pinheirão
Foi a única atuação de Eltinho naquela edição do Paranaense. O Paraná conquistou o título, derrotando a ADAP na final. Foi o último grande título do clube – depois, ganhou também a segunda divisão estadual, em 2012.
No mesmo ano, em 2006, Barbieri deixou o clube após o estadual e o Paraná apostou em Caio Júnior. Sob o comando do lendário treinador, o time terminou em 5º lugar no Brasileirão e conquistou uma vaga na Libertadores. Eltinho participou em 13 jogos e marcou dois gols daquela campanha.
No fim do Brasileirão, Eltinho acabou emprestado para o Yokohama Marinos, do Japão. Depois defendeu o Flamengo. Em 2010, após se destacar pelo Avaí, foi vendido pelo equivalente a 500 mil euros pelo clube catarinense para o Internacional. Ainda defendeu o Coritiba de 2010 a 2014. Depois rodou por JMalucelli, ABC, Criciúma, Juventude e Figueirense. Atuou pelo Londrina em 2021 e em 2022. Nesse período, jogou como extremo (meia-ponta ou meia ofensivo pelo lado do campo).
Em 2023, Eltinho 23 jogos pelo Paysandu (19 como titular) e participou da campanha do acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2024, defendeu o São Joseense no Paranaense, mas foi pouco utilizado – atuou em apenas duas rodadas.
Meio-campista
O volante/meia Jonathan Schuttz, 22 anos, ficou na base do Inter de 2016 a 2020. Foi titular da equipe no Brasileiro Sub-20 de 2019 (atuou em 14 rodadas). Chegou ao Palmeiras em 2020 e foi bastante utilizado no Brasileiro Sub-20 (cinco jogos como titular e nove como substituto). Não chegou a atuar profissionalmente pelo Palmeiras e acabou emprestado ao Santo André em 2022, onde também não chegou a jogar. Sua estreia profissional só ocorreu em 2023, pelo Flamengo-SP, jogando a quarta divisão do Paulistão. Depois defendeu o Fonte Nova no Paraense. E o Inter de Minas na segunda divisão do Mineiro.
Preparação
O Paraná Clube iniciou nessa quinta-feira (dia 21), no CT Ninho da Gralha, a pré-temporada para a segunda divisão do Paranaense. Os primeiros dias são reservados para avaliações clínicas e físicas.
Bem Parana.