São Paulo, Novorizontino e Ponte Preta ficam com as últimas vagas para o mata-mata
O encerramento da primeira fase do Campeonato Paulista, na tarde deste domingo, definiu os confrontos das quartas de final e também os dois rebaixados para a Série A2.
São Paulo, com emoção até o fim, Novorizontino e Ponte Preta ficaram com as últimas vagas para o mata-mata, enquanto Ituano e Santo André caíram – o Guarani acabou escapando. O Corinthians chegou à rodada final já eliminado.
O empate por 2 a 2 com o Ituano ia tirando o São Paulo das quartas de final, quando, aos 52 minutos do segundo tempo, Lucas converteu um pênalti marcado após análise do VAR para dar a vitória por 3 a 2 e também a classificação.
Já a Ponte, mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Santo André, passou graças ao empate do Água Santa por 0 a 0 com o Corinthians. Com os 16 participantes divididos em quatro grupos de quatro times, avançaram os dois melhores de cada chave.
Os confrontos da quartas de final ficaram assim:
Santos x Portuguesa (Grupo A)*
Palmeiras x Ponte Preta (Grupo B)
Red Bull Bragantino x Inter de Limeira (Grupo C)*
São Paulo x Novorizontino (Grupo D)
* já definidos anteriormente
A Federação Paulista de Futebol vai divulgar na segunda-feira, em congresso técnico, as datas e os horários das quartas de final, previstas para o próximo fim de semana, segundo a tabela base.
Os duelos de quartas e de semifinais são em jogo único, enquanto a grande final é disputada em jogos de ida e volta. O time de melhor pontuação somada entre as fases tem o direito de decidir em casa.
Como foi a rodada final
Os seis jogos deste domingo, realizados simultaneamente, valiam alguma coisa, seja na disputa pela classificação ou na luta contra o rebaixamento. Mas, ao fim dos 90 minutos de cada partida, a situação não mudou na tabela.
Em relação às vagas restantes para as quartas de final, São Paulo e Novorizontino (Grupo D) fizeram os resultados necessários para carimbar a passagem, ganhando de Ituano e Portuguesa, respectivamente. O Tricolor estava fora até os 52 minutos, quando Lucas converteu um pênalti marcado após consulta ao VAR e definiu a vitória tricolor por 3 a 2.
O São Bernardo, outro candidato a passar no Grupo D, também venceu (o Mirassol), mas ficou um ponto atrás de Tricolor e Tigre: 21 pontos contra 22.
A Ponte, por sua vez, esperou o jogo do Água Santa terminar para comemorar. Com a derrota da Macaca por 1 a 0 para o Santo André, o Netuno não podia ganhar do Corinthians.
O empate por 0 a 0 em Diadema beneficiou os campineiros, que terminaram com 17 pontos em segundo do Grupo D, contra 15 do Água Santa.
Água Santa x Corinthians, Ryan — Foto: Leonardo Lima/AGIF
Já na parte de baixo da classificação geral, Guarani, Ituano e Santo André entraram em campo ameaçados. Primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Bugre dependia apenas de si para escapar e fez um gol logo aos oito minutos de jogo, com Pablo Thomaz, vencendo o Bragantino por 1 a 0, no Brinco de Ouro.
O resultado, além de garantir o Bugre na elite estadual do ano que vem, automaticamente tirou as esperanças de Ituano e Santo André, independentemente dos resultados contra São Paulo e Ponte, respectivamente.