Fluminense estreia contra o Bragantino, no Maracanã, e crê na briga pelo título do Brasileirão por reforços e manutenção de time campeão da Libertadores
O Fluminense inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro contra o Red Bull Bragantino, neste sábado (13), às 21h (de Brasília), no Maracanã. Se em 2023 o foco era irrestrito na Libertadores, título que o Tricolor conquistou, o clube se preparou para brigar pelo título do Brasileirão nesta temporada.
Após a conquista que era uma obsessão para os tricolores, a diretoria do Flu se reuniu para definir os últimos pontos do planejamento para 2024. Já era sabido que a temporada começaria bem difícil por conta do calendário, e a aposta foi em garantir o título inédito da Recopa Sul-Americana para se preparar não só para os mata-matas, mas para a competição em pontos corridos.
Para isso, o Fluminense fez mudanças no que reconheceu como fraquezas nos últimos anos. Em 2022, o Tricolor foi terceiro colocado, a melhor colocação desde o tetracampeonato conquistado em 2012. Naquela edição, o Palmeiras, disparado, era difícil de alcançar. Mas o ano que passou, com a competição aberta até o fim, mudou a opinião no clube: é possível brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.
Reforços do Fluminense visavam disputa de várias competições
Depois do ótimo 2022, o Fluminense se montou para 2023 em busca do título da Libertadores. A ideia interna era simples: os mata-matas ofereciam mais chances de grandes conquistas que os pontos corridos por conta dos altos investimentos dos rivais.
É claro na linha do tempo do Campeonato Brasileiro que os times de maior investimento levam a melhor nos pontos corridos. Fora da primeira metade da tabela em termos de poderio financeiro, o Tricolor visou as copas, com ênfase na Libertadores. O ano também acabou caminhando para isso a partir dos sorteios e resultados esportivos.
Para 2024, mantida a base do time campeão da Libertadores, o Flu buscou reforços em posições-chave. A ideia era ter mais peças para rodar o elenco durante duas ou até três competições. Ainda não há capacidade econômica de montar dois times titulares, mas pouco a pouco, o Tricolor se aproxima disso.
A manutenção do elenco e do técnico Fernando Diniz são importantes para a continuidade do trabalho, uma promessa do presidente Mário Bittencourt que vem sido cumprida durante seus dois mandatos até aqui.
Veja os reforços contratados pelo Fluminense para 2024
Antônio Carlos (zagueiro)
Renato Augusto (meia)
Felipe Alves (goleiro)
Gabriel Pires (volante)
David Terans (meia)
Douglas Costa (atacante)
Jan Lucumi (atacante)
Marquinhos (atacante)
Fluminense inicia Brasileirão contra o Bragantino
Se quer brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, o Fluminense precisará passar pelo Red Bull Bragantino, adversário da estreia. Assim como o Tricolor, o time paulista vive com irregularidade em 2024, mas a expectativa é que os dois clubes estejam na parte de cima da tabela durante a competição.
O Fluminense terá reforços em relação ao time que venceu o Colo-Colo pela Libertadores. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o atacante John Kennedy, que cumpriram suspensão pela competição sul-americana, estão liberados e serão opções para Fernando Diniz no banco de reservas.
Outros, entretanto, continuam fora. O Flu terá seis desfalques por lesão. O time que começa o jogo deve ser o mesmo que voltou a vencer após quatro jogos, com Martinelli ao lado de Felipe Melo na zaga.
Os números em estreias no Campeonato Brasileiro são bons, principalmente em casa, onde o Tricolor foi derrotado apenas quatro vezes. E como mandante, contra o Bragantino, melhores ainda: o Flu não perde desde 1991. E isso só aconteceu naquela partida.
Provável escalação do Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Martinelli, Felipe Melo e Marcelo; André, Lima e Paulo Henrique Ganso; Arias, Marquinhos e Cano. Técnico:Fernando Diniz.
Veja lista de lesionados no Fluminense
Marlon (zagueiro) — dores no joelho direito;
Keno (atacante) — entorse no tornozelo esquerdo;
Gabriel Pires (volante) — dores no joelho direito;
Manoel (zagueiro) — entorse no tornozelo esquerdo;
Renato Augusto (meia) — dores na panturrilha direita;
Lelê (atacante) — ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Próximos jogos do Fluminense
Fluminense x Red Bull Bragantino – Campeonato Brasileiro – sábado, 13 de abril – 21h (de Brasília);
Bahia x Fluminense – Campeonato Brasileiro – terça-feira, 16 de abril – 21h30 (de Brasília);
Fluminense x Vasco – Campeonato Brasileiro – sábado, 20 de abril – 16h (de Brasília).