Connect with us

Futebol Internacional

Premier League anuncia mudança nas regras de arbitragem

Spread the love

Foto: JUSTIN TALLIS / AFP

Premier League anunciou, nesta quinta-feira (11), uma mudança nas regras relacionadas à marcação de impedimentos. A partir da próxima temporada, haverá a introdução da tecnologia do impedimento semi-automático.

O recurso, utilizado na Copa do Mundo de 2022 e também na Champions League, foi aprovado de forma unânime pelos clubes da liga inglesa. A intenção é otimizar a decisão por parte da arbitragem, além de evitar o gasto de longos minutos de jogo com revisões feitas pelo VAR no traçar das linhas, como é feito atualmente.

A adoção da tecnologia não tirou dos bandeirinhas das partidas a autonomia sobre as decisões do lance. O impedimento semi-automático, portanto, só entrará em ação em lances de gol, penalidades máximas ou cartões vermelhos.

– A tecnologia fornecerá um posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores – afirmou o comunicado da Premier League.

Houve uma grande resistência da direção de arbitragem do Campeonato Inglês em adotar o recurso para seus jogos. Entretanto, a pressão cresceu após alguns erros cometidos em 2023-24, principalmente em partida entre Liverpool e Tottenham, em setembro do último ano, quando Luis Díaz, em condição milimetricamente legal, balançou as redes dos Spurs e teve seu tento anulado por uma falha na revisão do lance. Na ocasião, os Reds foram derrotados nos acréscimos, com gol contra de Joe Gomez.

367c3ea_1669026125574-capturehjbein

Premier League adota tecnologia usada na Copa de 2022 (Foto: Reprodução)

Lance.

Mais sobre Futebol Internacional