Veja quantas vezes cada clube disputou a principal competição masculina do futebol sul-americano e até que fase conseguiu chegar
Com 24 participações, o Palmeiras é o clube brasileiro que mais vezes esteve na Libertadores masculina, liderando a lista abaixo, que mostra além do número de edições de que disputaram, também o desempenho, com a fase a que cada clube chegou. Grêmio e São Paulo, com 22 participações cada um, fecham o pódio de clubes mais presentes na principal competição sul-americana.
A Conmebol Libertadores, como é chamada atualmente, é disputada desde 1960, e o regulamento foi mudando ao longo das décadas, o que torna difícil determinar em uma tabela o grau de importância de cada fase.
Por exemplo, a primeira fase já foi disputada em mata-mata e também em fase de grupos. A segunda fase já antecedeu as semifinais, mas sem ter quatro jogos como tem atualmente as quartas de final. Do mesmo modo, as semifinais já foram disputadas em grupos com algumas equipes em cada um em vez de ter quatro times semifinalistas, como atualmente: já houve oito semifinalistas, por exemplo, com o campeão de cada grupo indo para a final.
Em três edições (1966, 1969 e 1970) o Brasil não teve representante por discordâncias com a Conmebol, seja em relação ao regulamento, a problemas de calendário ou outras questões como a conivência de árbitros com a violência.
O quadro de participações e desempenho de brasileiros na Libertadores ficou assim:
Atual: é a participação deste ano (Bragantino já aparece como eliminado na “pré”); Pré: elimiado nas fases classificatórias; 1ª F: Primeira fase, no passado distante, era mata-mata, atualmente é a fase de grupos; 2ª F: no passado, não tinha número de jogos para ser nem oitavas de final nem quartas de final; OF: oitavas de final; QF: quartas de final; SF: semifinais (Em vários anos, as semifinais foram disputadas em dois grupos com vários clubes envolvidos); Vice: perdeu a final; Campeão quando ficou com o título — Foto: Espião Estatístico