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Futebol Internacional

Real Madrid fecha novo patrocínio, e valor da camisa chega a R$ 1,3 bilhão

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Foto: Reuters 

A camisa do Real Madrid ultrapassou o valor de R$ 1 bilhão. O clube fechou nesta quinta-feira um acordo de patrocínio para a manga do uniforme com a HP, empresa de tecnologia dos Estados Unidos. O acerto vai render 70 milhões de euros (cerca de R$ 375 milhões) por ano ao Real, de acordo com o jornal “As”. 
Desta forma, o valor total de patrocínios na camisa do Real Madrid atinge 250 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) por ano. Além da HP, o Real Madrid tem a Fly Emirates como patrocinador máster, além do acordo com a Adidas como fornecedor esportivo.

Quanto o Real Madrid recebe pela camisa por ano

  • Fly Emirates (máster): 70 milhões de euros (R$ 375 milhões)
  • HP (manga): 70 milhões de euros (R$ 375 milhões)
  • Adidas (fornecedor): 117, milhões de euros (R$ 630 milhões)

Estratégia para se manter competitivo

Esta é a primeira vez na história que o Real Madrid terá dois patrocinadores na camisa. Até então, o clube exibia apenas a marca de uma empresa na frente do uniforme, no espaço máster. De acordo com o “As”, esta mudança é uma forma de conseguir se manter competitivo financeiramente com outros clubes. 

A expectativa é de que o valor da camisa do Real Madrid cresça nos próximos anos. O contrato com a Fly Emirates se encerra em 2026, e o clube espera aumentar o valor que recebe em uma possível renovação. 

– O Real Madrid é um dos maiores times do mundo, isso se deve aos feitos dentro do campo e de uma estratégia de marca muito bem implementada fora dele – aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo. 

– O Barcelona, arquirrival do Real Madrid e que não estampava patrocinadores ao longo de décadas, se rendeu às ofertas e exigências financeiras para se manter competitivo no nível em que sua torcida exigia. O que a torcida do Real Madrid exige do clube está em um patamar mais alto, no qual a concorrência com os principais clubes ingleses e os catares em Paris obriga os espanhóis a buscarem receitas adicionais – exemplifica Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.

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