Robert Prange/Getty Images
Aryna Sabalenka precisou de dez match points para garantir uma vitória de 6/3 e 6/3 sobre Iga Świątek e garantir sua vaga na final do Cincinnati Open, na qual enfrentará a americana Jessica Pegula, nesta segunda-feira (19).
É a primeira vez em sua carreira que Sabalenka vence Świątek em sets diretos e é a primeira vitória da bielorrussa sobre a número 1 do mundo nesta temporada após duas derrotas na final do WTA 1000.
“Eu não estava me precipitando. Eu estava confiando muito em mim mesma e não estava tentando bater demais na bola”, disse Sabalenka.
“Eu estava apenas tentando ficar lá, colocar o máximo de pressão que eu pudesse sobre ela, e eu estava realmente focada no meu saque. Especialmente quando alguém lidera contra você por 8/3, você meio que sente: ‘Ok, eu tenho que manter isso interessante’”, acrescentou Sabalenka sobre o histórico de confrontos diretos da dupla.
Sabalenka, agora em sua quinta final na temporada, está mirando seu segundo título este ano após defender sua coroa do Australian Open em janeiro. Ela nunca havia chegado à final em Cincinnati e agora subirá no ranking mundial para a segunda posição.
Pegula parece alcançar um feito raro
Pegula, enquanto isso, tem a chance de se tornar a primeira mulher desde Evonne Goolagong Cawley em 1973 a vencer o Aberto do Canadá e o Aberto de Cincinnati na mesma temporada.
A americana derrotou uma ressurgente Paula Badosa por 6/2, 3/6 e 6/3 neste domingo (18) em um confronto atrasado pela chuva para garantir sua nona vitória consecutiva após sua vitória em Toronto na semana passada.
Depois de perder uma grande parte da temporada devido a uma lesão, Pegula encontrou uma forma brilhante na hora certa com o US Open começando em 26 de agosto.
Pegula disse que agora está se sentindo fisicamente “muito bem” depois de chegar a finais consecutivas no espaço de uma semana.
“Eu dormi um pouco mais ontem à noite, o que ajuda”, ela disse à Sky Sports.
“O corpo realmente se sente muito bem, o que é ótimo. Essa é a coisa mais importante. Eu sinto que só preciso dormir um pouco! Mas depois da final de amanhã, tenho uma semana para dormir.”
CNN