Connect with us

Santos

Santos explica lentidão por nova Vila Belmiro, estuda opções e cogita estádio em outro local; veja fotos do projeto

Spread the love

Foto: Divulgação

Peixe faz solicitações à WTorre e diz que combinados são cumpridos, mas presidente não garante acordo; rusgas recentes de empresa com o Palmeiras chamam atenção

Embora tenha protocolado na Prefeitura o projeto remodelado para construção da nova Vila Belmiro nesta sexta-feira, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, lamenta a lentidão nas negociações com a WTorre pelos termos do contrato. O cartola disse ao ge que o processo está demorado e revelou que o Peixe tem outras cartas na manga, inclusive a possiblidade de manter o atual estádio de pé e construir um novo em outro lugar.

Conheça projeto de reforma do estádio 

– Não é que não esteja animado. Eu estou acompanhando esse processo todo. Ao acompanhar, eu gostaria que tivesse mais rapidez. Isso que me incomoda. A cada vez que você trata, você tem que aguardar o parceiro. O que é normal. Leva ao comitê da empresa e volta. Pelo menos, o retorno que está acontecendo está sendo favorável. Eu estou não tão otimista, mas também não estou como estava em janeiro, onde estava mais preocupado – resumiu Marcelo, em entrevista exclusiva ao ge

Ainda segundo o dirigente, o ex-presidente Andres Rueda assinou um memorando de intenções “sem nenhum critério”, e vários pontos do pré-acordo tiveram de ser refeitos. Um deles é o posicionamento de camarotes e cadeiras cativas. Agora, a questão parece estar resolvida. 

Reunião entre Santos e WTorre sobre a nova Vila Belmiro — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Reunião entre Santos e WTorre sobre a nova Vila Belmiro — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

– Hoje tivemos um encontro em que daremos a entrada do projeto corrigido na Prefeitura. Secretários envolvidos estavam lá para receber os representantes da WTorre. Acho que está evoluindo. A lição de casa está com a WTorre. Nós continuamos fazendo os pontos esclarecedores do contrato e a WTorre está trazendo parte dessas respostas. Semana passada tivemos uma reunião. Solucionados os problemas de cativas, camarotes. Tudo que foi pontuado preliminarmente nós já solucionamos. A WTorre já deu uma resposta positiva e nós concordamos com ela. 

– E agora existem outros pontos que estão sendo colocados e discutidos. É uma negociação onde você está pontuando cada item do contrato para que não haja nenhum tipo de dúvida e a gente esteja seguro. Não é uma desconfiança da WTorre. É definirmos uma questão envolvendo o contrato e dar prosseguimento a ele. Tudo que o Santosvem pontuando, ainda bem, a WTorre vem respondendo e cumprindo os prazos. Tudo está sendo levado e considerado por eles – ponderou Marcelo. 

– Queremos ter uma nova arena, mas temos que estabelecer os esclarecimentos que não estavam. Havia um memorando sem nenhum critério. Só com teses e possibilidades. 

Em setembro de 2020, o Santos assinou o primeiro acordo com a WTorre por uma constituição de parceria para a construção da Nova Vila Belmiro. Na ocasião, Marcelo Teixeira era o presidente do Conselho Deliberativo do clube e se mostrou favorável à relação entre o clube e a construtora. De lá para cá, no entanto, as partes discutiram projetos, modelos de negócio, divisões dos potenciais lucros, e não chegaram a assinar um contrato para a construção do novo estádio. 

Santos monitora também a relação entre Palmeiras e a construtora, responsável pela construção e administração do Allianz Parque. Hoje, o clube da capital paulista e a WTorre vivem batalha constante, com vários problemas e desgastes por pontos de divergência – o último deles relativo à falta de manutenção do gramado, que tirou o Palmeiras de sua casa nos últimos jogos. 

– É um alerta que nós temos para evitar um documento que não seja bem elaborado, que evite discussões futuras. É uma parceria que tem que ter bem claro daquilo que nós queremos ter e do que podemos concluir. O estádio é importante. Queremos ter uma nova arena, mas temos que estabelecer os esclarecimentos que não estavam. Um memorando sem nenhum tipo de critério. Só com teses e possibilidades. Sem nós, realmente, o que está sendo feito agora. Que futuramente irá gerar um outro, que não é o memorando, mas um contrato já envolvendo as partes. O exemplo, hoje, já é para as duas partes. Quando falamos com a WTorre, eles mesmos dizem que têm um exemplo. Por essa experiência vivida por eles, eles alertam certas situações que precisamos corrigir no contrato. 

Marcelo Teixeira, presidente do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos

Marcelo Teixeira, presidente do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos

A insegurança do Santos em relação à WTorre pode até, no futuro, gerar uma nova arena para o clube sem que a Vila Belmiro seja demolida. A possibilidade foi levantada pelo próprio presidente, que não vai autorizar a demolição do estádio sem garantias. 

– Nós vamos esgotar a WTorre. Não que a gente não esteja, também, com outros estudos. Temos que caminhar em todas as partes. Não vou ficar aguardando que haja um desfecho desfavorável, caso haja, e a gente recomece. Vamos ter que uma maneira ou de outra recomeçar. É uma outra tratativa, mas temos algumas opções que temos que continuar como estudos para poder viabilizar uma arena. 

Para Marcelo, existem prós e contras em ambas as situações: demolindo ou não o estádio. 

Vila Belmiro antes de Santos x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Vila Belmiro antes de Santos x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

– Primeiro, temos que estar seguros de que as partes envolvidas estão de acordo. Se tudo isso estiver dentro do que é normal, que as partes estejam respeitando, acho que tem que dar sequência, ir à frente. A Vila Belmiro tem os seus pontos positivos, como também o seu lado que, se você fizer num outro espaço, você vai ter que continuar mantendo a Vila Belmiro. De que forma você vai manter a Vila Belmiro? Qual o propósito de se manter a Vila Belmiro? Tem que fazer essa avaliação, essa análise. Quais vão ser as receitas geradas para você manter a Vila Belmiro? De que forma você vai viabilizar um projeto para manter a Vila Belmiro num formato em que está? 

– Por um ponto, tem suas vantagens também. Você vai manter esportivamente a condição de se realizar compromissos, jogos, onde tem uma história de vida. Hoje você tem um estádio antigo, arcaico, limitado em sua capacidade, onde aqui mesmo jogou Pelé e tantas gerações consagradas que fizeram a história centenária do Santos e que vai continuar tendo essa oportunidade de trazer jogos, torcida e espetáculos. Tem o seu lado positivo também. O lado místico, espiritualizado do fato, uma realidade. Você mantém a espiritualidade de manter na Vila Belmiro algo que você fez na sua história. 

Todas as possibilidades tratadas em paralelo à WTorre pelo Santos são na Baixada Santista: 

– Hoje, as oportunidades que porventura estão sendo aventadas são na Baixada Santista. Não temos hoje nenhuma possibilidade de nenhuma região que não seja a Baixada. 

Confira fotos do novo projeto da Vila Belmiro: 

Nova Vila Belmiro terá um grande impacto na cidade de Santos — Foto: Divulgação

Nova Vila Belmiro terá um grande impacto na cidade de Santos — Foto: Divulgação 

Projeto da nova Vila Belmiro promete manter o estilo 'alçapão' — Foto: Divulgação

Projeto da nova Vila Belmiro promete manter o estilo ‘alçapão’ — Foto: Divulgação 

Nova Vila Belmiro terá capacidade para 30.108 pessoas — Foto: Divulgação

Nova Vila Belmiro terá capacidade para 30.108 pessoas — Foto: Divulgação 

Imagem das rodas do entorno da nova Vila Belmiro — Foto: Divulgação

Imagem das rodas do entorno da nova Vila Belmiro — Foto: Divulgação 

Nova Vila Belmiro em projeção do lado de fora — Foto: Yago Rudá

Nova Vila Belmiro em projeção do lado de fora — Foto: Yago Rudá 

Projeção da nova Vila Belmiro, estádio do Santos — Foto: Divulgação

Projeção da nova Vila Belmiro, estádio do Santos — Foto: Divulgação

Mais sobre Santos