Divulgação/ São Paulo F.C.
Welington vai deixar o São Paulo para atuar no futebol inglês. O destino do lateral será o Southampton, que subiu de divisão e disputará a Premier League na próxima temporada.
As partes encaminharam um acordo que fará com que o lateral assine por quatro anos. Para que o negócio seja sacramentado, é preciso que os clubes decidam quando ele iria para a Inglaterra – agora ou somente no fim do ano.
Caso a liberação seja feita nesta janela, o São Paulo receberia uma compensação financeira pela transferência. Segundo soube a reportagem, o clube brasileiro deseja receber o valor que foi oferecido de luvas a Welington.
Além disso, caso libere Welington nesta janela, o Tricolor iria ativar o ‘Training Compensation’, ou ‘compensação por treinamento’, criado pela Fifa para incentivar a melhora na formação de jogadores.
A compensação é válida quando a transferência ocorre até o final da temporada em que o atleta completa 23 anos. Para ser acionada, o Southampton precisaria vender o Welington, o que faria com que o Tricolor recebesse R$ 2,7 milhões.
Outra situação que está na mesa seria o São Paulo reduzir a pedida e manter um percentual do atleta para uma venda futura. Vale lembrar que o clube paulista faturou bastante com essa estratégia de manter um percentual de seus atletas.
O caso de Antony foi o mais emblemático. Na negociação, o São Paulo teve direito a 20% do lucro do Ajax na revenda do brasileiro – comprado por 16 milhões de euros do Tricolor. Negociado com o Manchester United por 100 milhões, o São Paulo embolsou 20% dessa diferença (79 milhões de euros), entrando nos cofres 15,8 milhões de euros na transação.
No caso de Welington, o São Paulo ainda tentava manter o lateral e preparava a quarta proposta de renovação contratual do vínculo que se encerra no fim deste ano. No entanto, o destino do jogador será mesmo longe do Morumbis.
ESPN