(Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C.)
O São Paulo entrou com pedido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para a anulação da partida contra o Fluminense, válida pela 25ª rodada do Brasileirão. O Soberano entende que o primeiro gol do Tricolor Carioca deveria ter sido anulado por toque de mão de Thiago Silva na origem da jogada.
Além da anulação do jogo, o SPFC solicita o afastamento de Paulo César Zanovelli, árbitro do duelo do último dia 1º. Confira abaixo parte da nota do STJD com todos recursos do São Paulo após a partida com o Fluminense.
“ – O São Paulo peticiona a presente medida inominada em uma defesa do campeonato e da lisura das competições, pois erros como esses tem que ser públicos de forma imediata, não podendo serem objetos de acobertamento por parte da Comissão de Arbitragem – afirmou trecho da Medida Inominada.
Diante de todas as informações, o São Paulo solicita:
a – Que seja determinada liminarmente a não homologação do resultado da partida disputada entre as equipes do Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024 pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra.
b – Anular/ Impugnar o resultado da partida realizada entre Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024 pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra.
c – Seja determinada a remarcação da partida nos mesmos moldes da partida original, com a exceção da equipe de arbitragem.
d – Seja determinado o afastamento definitivo do árbitro PAULO CESAR ZANOVELLI DA SILVA (FIFA / MG) de futuras partidas que envolvam o São Paulo Futebol Clube., sendo o referido pedido autônomo com análise independente da suspensão da partida, ainda que feito na mesma peça.
Além disso, o clube pede ainda em sede de produção de provas:
i Que seja determinada a obrigação da Confederação Brasileira de Futebol do envio dos áudios e vídeos da comunicação e da utilização do sistema de árbitro de vídeo na supracitada partida.
ii Que sejam intimados os senhores PAULO CESAR ZANOVELLI DA SILVA (FIFA / MG), GUILHERME DIAS CAMILO (FIFA / MG) e IGOR JUNIO BENEVENUTO DE OLIVEIRA (VAR-FIFA / MG) para prestar depoimento e dar seus esclarecimentos acerca dos protocolos a serem seguidos em casos desta natureza.
O São Paulo encerra pedindo a intimação da CBF, do Fluminense e da Procuradoria para que se manifestem sobre a Medida Inominada.“
Relembre o caso
Aos 30 minutos da etapa inicial, Calleri e Thiago Santos disputavam uma bola no campo de defesa do Fluminense. O árbitro viu uma falta do argentino no brasileiro, mas optou pela lei da vantagem. No entanto, Thiago Silva colocou a mão na bola para cobrar a falta e deu início a jogada que originou o gol.
Em áudio divulgado pela CBF da conversa entre a equipe do VAR e Paulo Cesar Zanovelli, o árbitro foi flagrado se contradizendo enquanto avaliava a jogava no monitor. O lance gerou uma revolta imediata entre os atletas do São Paulo.
– Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)? – disse o árbitro antes de confirmar o gol do Fluminense.
Segundo o artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), uma partida pode ser anulada caso uma regra do futebol não seja cumprida pelo árbitro. Esse é o entendimento do Tricolor em busca de um novo jogo, embora uma reversão seja vista com muita dificuldade.