Com demissão de Xavi, Quique Sánchez Flores dispara contra o clube catalão e também cita Messi e Koeman
Prestes a enfrentar o Barcelona no último jogo de Xavi Hernández como técnico do time catalão, Quique Sánchez Flores, treinador do Sevilla, fez uma crítica dura aos dirigentes culés. Para ele, o Barça tem tratado mal grandes jogadores de sua história, citando também Messi e Ronald Koeman. Xavi teve sua demissão anunciada nesta sexta-feira, após embate com o presidente Joan Laporta.
– Xavi é um técnico que sentiu muito o clube. Viveu muitas coisas como jogador e fez um bom trabalho como treinador. Vou dar um abraço nele, vamos conversar, temos bastante comunicação. Não deveria dizer isso, mas como o Barcelona trata mal suas lendas. Que sequência ruim, com Koeman, Messi, Xavi agora. Tomara que os clubes valorizem suas lendas – disse o técnico do Sevilla, em entrevista coletiva nesta sexta.
Quique Sánchez Flores, técnico do Sevilla, em jogo da La Liga — Foto: EFE/Javier Zorrilla
Xavi foi comunicado da demissão nesta sexta, em reunião com Laporta, o diretor esportivo Deco e o vice-presidente Rafa Yuste. O jogo deste domingo contra o Sevilla, no Ramón Sánchez Pizjuán, pela última rodada da La Liga, será o último do treinador no comando do Barça. O alemão Hansi Flick, ex-Bayern de Munique e seleção da Alemanha, é apontado como substituto, segundo a imprensa espanhola.
Há um mês, Xavi havia deixado para trás a decisão, tomada em janeiro, de sair do clube ao fim da temporada. O anúncio de uma permanência até junho de 2025 fora feito em entrevista coletiva ao lado de Laporta e de Deco.
Fora uma temporada do clube sem títulos, Xavi e Joan Laporta não se entendiam tão bem nos últimos meses. O Barça vive um grave problema financeiro para a próxima temporada. Segundo o portal The Athletic, da Inglaterra, o clube precisa cobrir um buraco de 130 milhões de euros (R$ 724 milhões) nas contas para começar a pensar em contratações. O treinador já falou que o Barcelona terá dificuldades para contratar reforços e qualificar mais o elenco para a próxima temporada, e a afirmação desagradou Laporta.
Vitor Roque diz que primeiro gol pelo Barcelona é “um sonho realizado”
Messi encerrou uma era no Barcelona ao deixar o clube no meio de 2021. Obstáculos econômicos e estruturais impediram a assinatura de um novo contrato, visto que o Barça precisaria reduzir a folha salarial para se adequar ao limite imposto pela La Liga. Na época, Laporta reconheceu que não conseguiu segurar o craque argentino devido aos problemas financeiros e que “o clube queria que ele ficasse”, mas “a instituição está acima até do melhor jogador do mundo”.
Koeman foi jogador do Barcelona de 1989 a 1995, tendo sido capitão do time na primeira Champions League conquistada pelo clube, em 1992. Treinou a equipe principal de agosto de 2020 a outubro de 2021. Foi demitido no começo da temporada 2021/22, com a equipe no meio da tabela da La Liga e em má fase também na Liga dos Campeões. Foi sucedido justamente por Xavi.