O Botafogo quase conseguiu um resultado maiúsculo na altitude de Cochabamba. Na noite desta quarta-feira (21), o Glorioso empatou com o Aurora por 1 a 1 com gol no fim pela partida de ida da segunda fase prévia da CONMEBOL Libertadores.
A partida de volta no Estádio Nilton Santos está marcada para a próxima quarta (28), às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. Em caso de novo empate a decisão do classificado será nos pênaltis. Quem avançar enfrenta o vencedor de Águilas Doradas e Red Bull Bragantino.
A partida começou difícil para o Alvinegro carioca. Com 10 minutos de jogo, o time da casa tinha três finalizações de perigo na direção do gol do goleiro Gatito Fernández, as três do atacante Reinoso.
Na primeira grande escapada ao ataque do Botafogo, porém, Victor Sá conseguiu construir o primeiro lance chave da partida.
Aos 17, o camisa 7 foi lançado com liberdade, driblou o goleiro Akologo e tentou cruzamento para trás. A bola bateu no braço de Luis Barboza e, depois de dois minutos de análise do VAR, o pênalti foi marcado.
Principal nome do ataque alvinegro, Tiquinho Soares foi para a cobrança, chutou no canto direito do goleiro, que fez a defesa.
Quatro minutos depois do lance, em escanteio na área, o camisa 9 cabeceou firme para grande defesa de Akologo. A sorte do centroavante foi que Júnior Santos apareceu livre na pequena área para aproveitar o rebote e abrir o placar.
Aos 35, o Aurora empataria. Em cobrança de falta de Alaníz, Amarilla dominou e chutou cruzado para balançar as redes. Acontece que o zagueiro Michelli fez falta em Júnior Santos, e o lance foi anulado após revisão do VAR.
Logo nos primeiros segundos da etapa final, o Botafogo quase marcou o segundo em trapalhada da defesa. Ao tentar passe dentro da própria área, Michelli viu a bola desviar em Júnior Santos e bater na trave antes de ir para fora.
A etapa final foi de maior domínio do Aurora, com os visitantes buscando explorar os espaços nos contra-ataques. O grande lance, porém, veio aos 41 minutos. Em cruzamento na área, depois de voleio mal-sucedido, a bola sobrou para Michelli, mas Gatito fez grande defesa.
Nos acréscimos, então, Jair Torrico acionou Dario, que deu lindo drible dentro da área e chutou no cantinho para marcar o gol de empate.