Com uma série de títulos brasileiros e internacionais, o Flamengo pode ser considerado um verdadeiro patrimônio do Rio de Janeiro e Brasil. Fundado em 1895, o Rubro-Negro conta com uma legião de craques que tiveram a oportunidade de vestir o manto do clube ao longo de sua história.
Um dos ídolos do Flamengo é o meia Zico, que teve passagem pelo clube entre os anos de 1971 e 1983 e 1985 e 1989. Com a camisa do Mengão, o Galinho de Quintino contabilizou 13 títulos, o que incluem taças do Mundial de Clubes da Fifa, Campeonato Brasileiro e a polêmica Copa União, no ano de 1987.
Flamengo: idolos em pauta na redação do Torcedores.com
Para o jornalista Marcel Rauen, do Torcedores.com, Zico é unanimidade como ídolo entre os flamenguistas. Ele também citou a geração de 2019, que teve o comando do português Jorge Jesus. Marcel destacou os nomes de Gabigol e Arrascaeta.
O Galinho de Quintino também foi mencionado pelo setorista do Flamengo, Matheus Leal. Para o comunicador, Zico, Júnior, Gabigol e Leandro são nomes intocáveis em um possível top-5 rubro-negro. A quinta vaga, para Leal, seria disputada por outros ícones que deixaram a sua marca na história do Flamengo.
“Dá para colocar muita gente nesse quinto lugar. Adílio, Andrade, Dida, Zizinho, Adriano Imperador, Bruno Henrique, Arrascaeta… Ou todos eles empatados”, comentou.
O jornalista Eder Bahúte realçou a importância de um goleiro como ídolo do Mengão. Para o comunicador, Raul Plassmann foi um dos destaques do Flamengo no início dos anos de 1980. Além do arqueiro, Eder elencou Zico, Leandro, Petkovic, Adílio e Gabigol.
Outro nome citado na redação do Torcedores.com foi o de Adriano Imperador, atacante que teve três passagens pelo Flamengo entre os anos de 2000 e 2012. Os jornalistas Guilherme Papa e Octávio Almeida Júnior inseriram o craque em uma lista com os cinco maiores ídolos do Mengão.
Enquanto o primeiro destacou Zico, Júnior, Adílio, Petkovic, Adriano Imperador e Diego Ribas, o segundo compartilhou da mesma ideia, mas optou por colocar Gabigol na vaga de Diego Ribas. Para Octávio, que é setorista do Paysandu, o “Flamengo possui uma lista infinita de ídolos”.
O Mundial Interclubes conquistado pelo Flamengo, em 1981, foi abordado pelo jornalista Bruno Romão. Segundo o comunicador, a competição contribuiu para transformar Zico em um grande herói para torcida rubro-negra.
“Zico é figura insuperável na história do Flamengo. Ele colecionou golaços, assistências e teve participação crucial nos títulos da Copa Libertadores e Mundial Interclubes de 1981”, comentou o jornalista, que completou a sua lista com Leandro, Júnior, Gabigol e Zizinho, ídolo de Pelé.
Por fim, este que vos escreve, Bruno Bravo Duarte, possui um pensamento semelhante em relação aos colegas de redação. Zico, Júnior, Romário, Andrade e Petkovic integram o top-5 de ídolos do Flamengo. Outros nomes como Raul Plassmann, Adílio, Sávio, Bebeto, Marcelinho Carioca, Renato Gaúcho, Arrascaeta, Pedro, Zinho e Gabigol também teriam espaço em um time formado por estrelas do rubro-negro.