Dodô e Breno ganham sobrevida no Peixe depois de uma sequência de fatores que prejudicaram o planejamento da diretoria
O Santos tem problemas de bastidores a serem resolvidos. Embora tenha preenchido todas as 26 vagas da Lista A do Campeonato Paulista com as inscrições do lateral Dodô e do goleiro Breno na última sexta-feira, a realidade não saiu conforme o planejado pela diretoria.
Isto porque, a princípio, a dupla não estava nos planos do clube da Vila Belmiro. Dodô, inclusive, chegou a ser avisado que não seria utilizado na temporada 2024 e foi liberado para buscar uma nova equipe. Já Breno, embora estivesse treinando no clube, sequer fazia parte do grupo principal.
A inscrição de ambos passa por dois motivos. O primeiro deles é o transfer ban imposto pela Fifa pelo não pagamento da dívida de R$ 4 milhões com o técnico Fabián Bustos. O segundo é a quantidade de lesões e problemas musculares nos atletas de seu elenco.
Para o gol, a opção número 1 era Gabriel Brazão – contratado da Inter de Milão para disputar posição com João Paulo. O jogador está no CT Rei Pelé há mais de duas semanas, porém não pôde ser inscrito na CBF por causa do bloqueio imposto ao Peixe.
Santos vence São Paulo e garante vaga na fase final do Paulistão
A situação é muito semelhante à do lateral Jorge, que veio do Fluminense e não teve seu contrato registrado. Neste caso, contudo, o reforço ainda não está em sua melhor forma física e, por mais que fosse inscrito no Paulistão, não teria condições de entrar em campo e competir com os adversários.
Impedido de formalizar novos contratos, o Santos ainda deu o azar de ver alguns jogadores indo para o departamento médico. Na lateral-esquerda, por exemplo, Kevyson sofreu uma ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e sequer tem previsão de retorno aos gramados.
O garoto Souza – promovido às pressas para preencher a lacuna – chegou a participar de gol no jogo contra o Mirassol, porém foi acometido com dores musculares e virou desfalque. O último com condições de entrar em campo é Felipe Jonatan, que não está 100% fisicamente.
No gol, a história se repetiu. Afinal, Rodrigo Falcão – promovido das categorias de base e tratado como potencial revelação futura – também se machucou gravemente ao romper o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo.
Combinados, os fatores contribuíram para que Dodô e Breno ganhassem um voto de confiança na reta final do Paulistão. São baixas as chances de eles entrarem em campo no estadual, porém a inscrição indica uma sobrevida aos dois no elenco.