Connect with us

F1

Trapalhada: Francesa não percebe fim da corrida, dá mais uma volta e perde vitória na F1 Academy

Spread the love

Foto: Clive Rose/Getty Images 

Doriane Pin não viu a bandeirada e completou mais uma volta rápida em Jeddah, sem receber aviso da equipe; Abbi Pulling herda a vitória na corrida 2

A francesa Doriane Pin perdeu a vitória na corrida 2 da F1 Academy – categoria exclusivamente feminina – neste sábado, na Arábia Saudita. A piloto, que conta com apoio da Mercedes, continuou correndo em alta velocidade depois de receber a bandeirada em Jeddah, cruzando a linha de chegada em duas ocasiões. Doriane recebeu uma punição drive-through, mas a direção de prova transformou a penalidade em um acréscimo de 20s de tempo, já que a pena não pôde ser cumprida durante a etapa. 

Com a punição à francesa, Abbi Pulling herda a primeira colocação e a vitória em Jeddah; Maya Weug sobe para segundo e Nerea Martí fica com o terceiro lugar no pódio.

Pin não viu a bandeirada, mas também não recebeu qualquer aviso de sua equipe enquanto seguia em alta velocidade. A piloto pediu esclarecimentos pelo rádio, mas a Prema já comemorava o triunfo fora das posições no pit wall, sem comunicação com Doriane. Sem maiores informações, ela ainda começou uma segunda volta rápida antes de receber a bandeira vermelha, indicando o retorno ao pit lane.

Esta seria a segunda vitória de Pin na F1 Academy, que estreou neste fim de semana com a Prema Racing; na corrida 1 (sprint), ela também superou Pulling e Weug rumo à vitória. A categoria feminina servirá de apoio à F1 em sete etapas da elite do automobilismo europeu, visando proporcionar maior inclusão feminina nas categorias de base do esporte. 

Nesta temporada, as dez equipes do grid da F1 estão apoiando uma piloto cada na Academy, correndo ainda com suas pinturas nos carros. As outras cinco pilotos da categoria correm com apoio distinto.

Mais sobre F1