Ainda em busca de um lugar no time do São Paulo, James Rodríguez mostrou na seleção da Colômbia um lampejo do futebol que o levou, dez anos atrás, ao Real Madrid. O camisa 10 entrou no intervalo do amistoso contra a Espanha e foi um dos destaques da vitória por 1 a 0. Agora, o meia já sonha em um possível retorno ao futebol espanhol.
James Rodríguez entrou no intervalo e foi um dos destaques da Colômbia contra a Espanha — Foto: Reuters/Matthew Childs
Além da boa movimentação em campo, algo pouco visto nos quatro jogos que disputou no Campeonato Paulista deste ano, James teve participação importante no gol de Muñoz, fazendo o lançamento que iniciou o contra-ataque puxado por Luis Díaz pela esquerda e resultou no cruzamento para o lateral marcar, aos 15 minutos do segundo tempo.
Após a partida, James Rodríguez manifestou à imprensa espanhola o desejo de voltar a jogar no país.
– Quando a gente vai para a seleção, sempre tem que fazer o melhor. No futuro, por que não voltar ao Campeonato Espanhol, uma liga onde sempre quis jogar. Por que não posso voltar? – observou o jogador.
Foram suas atuações pela Colômbia que o levaram para o Real Madrid em 2014. James foi o artilheiro da Copa do Mundo do Brasil, com seis gols, um deles eleito o mais bonito do torneio e posteriormente vencedor do Prêmio Puskas da Fifa como o gol do ano – contra o Uruguai, nas oitavas de final. Um dos responsáveis por levar sua seleção às quartas de final, melhor resultado colombiano na história dos Mundiais, James assinou um contrato de cinco anos com o gigante espanhol.
Mas o colombiano não teve sucesso nas três primeiras temporadas no Real, e acabou emprestado para o Bayern de Munique, em 2017, também sem reencontrar seu melhor futebol. As tentativas de reabilitação continuaram no Everton, da Inglaterra, Al-Rayyan, do Catar, e Olympiacos, da Grécia, até chegar ao São Paulo, no meio do ano passado, onde o colombiano também não se firmou até o momento.
Depois de brilhar contra a Espanha no Estádio Olímpico de Londres, James Rodríguez pode ter outra oportunidade de mostrar aos espanhóis sua recuperação. Nesta terça-feira, a seleção colombiana enfrentará a Romênia, em amistoso no Estádio Metropolitano, em Madri.