Connect with us

F1

Visão comprometida: Verstappen revela problemas após colisão com Hamilton

Spread the love

Reprodução

Mesmo que Max Verstappen tenha decidido perdoar e seguir em frente após as tensões da disputa na temporada 2021 da F1, alguns capítulos da antológica rivalidade com Lewis Hamilton seguirão abertos. Na edição deste mês de um boletim impresso da RBR, o holandês revelou ter sofrido, temporariamente, com problemas de visão após o choque com o heptacampeão no GP da Inglaterra, há três anos.

Muita gente não sabe disso mas naquela época eu ainda estava sofrendo com problemas de visão da minha batida em Silverstone. Às vezes a pista ficava toda mexida, pra mim, e durante aquela corrida (o GP dos Estados Unidos de 2021, três meses depois) eu estava brigando e com Lewis na minha cola, mas ao mesmo tempo, lutando comigo mesmo porque eu estava tendo problemas na vista. Foi como pilotar uma lancha a 300 km/h! Em algumas voltas estava tão difícil que pensei seriamente em desligar o carro. Isso acontecia em pistas muito acidentadas, ou com muitas placas de propaganda.

O incidente se deu na primeira volta da corrida, ainda no semestre inicial da temporada 2021: Verstappen, da pole position, não cedeu para a aproximação de Hamilton; o britânico tocou no pneu do rival ao tentar efetuar a manobra na curva Copse e fez Max rodar. O holandês atravessou a caixa de brita e bateu com uma força de 51G na barreira de proteção – equivalente a mais de 300 kg.

Max chegou a ser hospitalizado para se submeter a exames mais detalhados, mas foi liberado ainda no domingo. Hamilton, que seguiu na corrida, foi punido com 10s de acréscimo ao tempo de prova e chegou a cair para o quinto lugar, mas recuperou-se e ganhou a prova no Circuito de Silverstone pela oitava vez.

A única coisa que me ajudou foi me concentrar na minha respiração, de um j eito diferente, para tentar me livrar do problema. Nada mais funcionava. Eu não tinha contado isso pra ninguém naquela época, eu tinha uma briga pelo título. Por isso essa foi uma vitória especial para mim – adicionou Verstappen, referindo-se ao GP dos EUA naquele mesmo ano.

A prova no Circuito das Américas em Austin, no Texas, foi fundamental para a campanha do holandês por seu primeiro título na F1. Ele ampliou sua liderança no campeonato, que já estava já na reta final, e pôde desembarcar na Cidade do México para o GP homônimo com 12 pontos a mais que Hamilton.

Na mesma publicação, Max elegeu suas dez vitórias favoritas das 61 conquistadas até agora em sua carreira: a melhor de todas, para ele, foi o GP da Espanha de 2016, a primeira da carreira do holandês em sua corrida de estreia na RBR. Confira o ranking completo:

  1. GP da Espanha de 2016
  2. GP do México de 2018
  3. GP da Áustria de 2019
  4. GP da Alemanha de 2019
  5. GP dos 70 Anos em 2020
  6. GP da França de 2021
  7. GP dos EUA de 2021
  8. GP da Bélgica de 2022
  9. GP de Miami de 2023
  10. GP do Japão de 2023.

GE

Mais sobre F1