Divulgação
O Olympiacos venceu a Fiorentina por 1 a 0 nesta quarta-feira (29), e conquistou o seu primeiro título da Conference League. A final, disputada na OPAP Arena, em Atenas, terminou em 0 a 0 nos 90 minutos de tempo normal e foi decidido na prorrogação. Ayoub El Kaabi fez o gol do título perto do fim e garantiu e iniciou uma festa sem fim na Grécia.
O Olympiacos fez a festa em sua cidade e conquistou o primeiro título internacional de um time da Grécia na história. A conquista coroa e salva a temporada o mesmo tempo, já que localmente a equipe ficou sem o Campeonato Grego (PAOK) e a Copa da Grécia (Panathinaikos). O time do brasileiro Rodinei ganhou também uma vaga na Liga Europa.
Depois de perder a final para o West Ham na última temporada, a Fiorentina novamente cai na decisão da terceira competição de clubes da Europa. A derrota fez com que o jejum internacional da Viola permanecesse e chegará a 64 anos em 2025. A última taça continental do clube foi em 1960/61, quando venceu a Recopa. Com o vice-campeonato, a equipe de Vincenzo Italiano jogará novamente a Conference League.
El Kaabi decide o título
O duelo na prorrogação esteve mais aberto que nos 90 minutos iniciais. O cansaço das equipes ficou evidente e os espaços apareceram em um jogo muito brigado. O Olympiacos quase fez no primeiro tempo do tempo extra, mas Pietro Terracciano evitou.
Após a pausa, a Fiorentina voltou melhor e por pouco não saiu na frente, no entanto, o destino reservou uma jornada heroica para os locais. Apagado na final, o atacante Ayoub El Kaabi recebeu cruzamento de Santiago Hezze, ganhou do zagueiro e se jogou para estufar a rede. O gol aos 10 minutos do 2º tempo da prorrogação matou qualquer chance dos italianos e deu o título inédito ao Olympiacos.
Tempo normal travado
Como de costume em finais, o duelo nos 90 minutos foi travado e de poucas chances. No primeiro tempo, houve uma boa oportunidade para cada lado, com boas intervenções dos goleiros. Daniel Podence quase abriu o placar para o Olympiacos logo aos 3, mas Pietro Terracciano caiu bem para fazer a defesa.
Minutos depois, Giacomo Bonaventura ficou próximo do gol em dois lances consecutivos. Primeiro ele chutou fraco e facilitou defesa de Konstantinos Tzolakis. Depois o goleiro grego travou bem uma finalização do italiano.
O segundo tempo não apresentou muito mais ação. A Fiorentina chegou bem com Christian Kouamé, mas ele chutou mascado para defesa de Tzlolakis. O Olympiacos ameaçou nos minutos finais em jogadas de bola aérea.
Flash Score.