Divulgação
O Manchester City pedirá a Pep Guardiola uma decisão sobre seu futuro até o Natal, revelou uma fonte à ESPN. O treinador ainda tem mais um ano de contrato no Etihad Stadium.
Segundo soube a ESPN, o clube espera que o espanhol de 53 anos aceite uma renovação para seguir à frente da equipe após liderar uma era de sucesso sem precedentes desde que chegou, em 2016, com 15 troféus importantes, incluindo seis títulos da Premier League.
Mas o relacionamento próximo entre Guardiola e Txiki Begiristain, diretor de futebol do City, indica que o treinador terá a liberdade de decidir como e quando partir.
Pep está inclinado a deixar o City após o Mundial de Clubes da Fifa de 2025, mas uma fonte revelou que o Manchester City aguarda a definição ainda esse ano sobre sua permanência ou saída após a próxima temporada.
Uma fonte disse à ESPN que o City está consciente do quão grande será a tarefa de substituir Guardiola e quer o máximo de tempo possível para elaborar um plano de sucessão, avaliando os possíveis substitutos.
Guardiola já deu a entender que sua passagem pelo City está chegando ao fim.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o West Ham, que rendeu o quarto título consecutivo da Premier League, o espanhol admitiu que está “mais perto de sair do que de ficar”. Pep afirmou também que está “cansado” e sugeriu que não tem a mesma motivação para se preparar para mais uma temporada.
O City espera que Guardiola cumpra o último ano de seu contrato, mas, segundo uma fonte, aceita que ele possa sair em 2025.
Depois de passar quatro anos no comando do Barcelona e três anos no Bayern de Munique, Guardiola já passou mais tempo do que esperava no comando do Etihad.
Uma fonte disse à ESPN que é improvável que Guardiola aceite outro cargo como técnico em clubes, e que sua ambição será trabalhar em uma seleção nacional em um grande torneio.
A próxima Copa do Mundo acontecerá em 2026, e terá Estados Unidos, Canadá e México como sedes.
Guardiola entrou no último ano de seu contrato com o City pela última vez em 2022.
Pep acabou fechando um novo contrato de dois anos em uma viagem a Abu Dhabi durante a pausa para a Copa do Mundo no Qatar.
ESPN