Connect with us

Botafogo

1 a 0 fica barato para o Fluminense na melhor atuação do Botafogo com Artur Jorge; veja os lances

Spread the love

O placar mínimo pode passar uma impressão de jogo equilibrado, mas o Botafogo foi superior ao Fluminense do primeiro ao último minuto em partida nesta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, pela 8ª rodada do Brasileirão. 

O domínio não se traduziu em bolas na rede, mas em volume de jogo. O Alvinegro teve chances em atacado para marcar mais, mas parou em boa atuação de Fábio – quando conseguiu passar do goleiro, ou parou na trave ou na pontaria ruim. Bastos, no único chute que deu na partida, foi preciso e abriu a porteira em cabeçada. 

E poderia ter sido mais. Só Júnior Santos perdeu três chances claras. Não foi a noite do artilheiro do Alvinegro em 2024: o camisa 11 viu Fábio parar um chute praticamente na pequena área com grande defesa. Em outras duas oportunidades, pecou pelo preciosismo. 

Luiz Henrique também viu o goleiro tricolor aparecer com destaque em chute de fora da área. Foram 19 finalizações da equipe ao todo. 

Para impedir a equipe de Diniz em progredir com passes curtos e triangulações, a chave foi Tchê Tchê. Com bola, o camisa 6 era um meia pela esquerda, quase aparecendo como um ponta; sem a posse, ele fechava com um volante, também ajudando como ala pelo lado esquerdo – justamente na faixa onde Marquinhos e Samuel Xavier atuam. 

Bastos comemora gol com Artur jorge em Botafogo x Fluminense — Foto: André Durão /ge

Bastos comemora gol com Artur jorge em Botafogo x Fluminense — Foto: André Durão /ge 

Sem poder contar com as duas válvulas de escape pela direita, o Fluminense exagerou nos chutões. Quase todos foram rebatidos por Bastos e Barboza. E assim a bola parecia que sempre estava nos pés do Botafogo. Dos zagueiros, Tiquinho se posicionava em uma região central para recebê-la e visar um companheiro melhor colocado e buscar as costas dos defensores rivais em um lançamento longo. 

Assim a maior parte das chances do Alvinegro foram criadas. Pressionar, fechar as principais opções de passe do time de Diniz, esperar um chutão, recuperar, dar para Tiquinho e acionar Júnior Santos ou Luiz Henrique em velocidade. 

Com exceção de uma finalização na trave de Marquinhos no primeiro tempo – nas raras vezes que Marcelo subiu com liberdade -, o Fluminense correu para anular os ataques do Botafogo. O time já teve placares mais elásticos sob o comando de Artur Jorge – vitória por 5 a 1 sobre o Juventude, por exemplo -, mas nenhuma atuação desta magnitude. 

– Vencemos por 1 a 0, e acho que é curto para o que os jogadores fizeram em campo e a forma como se comportaram. Fomos claramente dominadores. Esse Fluminense é uma equipe tremenda e muito difícil, mas hoje tivemos um Botafogo que mostrou ter sido bastante superior. O que criamos foi claramente justo e merecido – analisou o treinador em coletiva. 

O Alvinegro dorme na liderança do Campeonato Brasileiro. O time volta aos gramados às 18h30 do próximo domingo para enfrentar o Grêmio no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica.

Mais sobre Botafogo