David Horton – CameraSport via Getty Images
O Atlético-MG segue no mercado de transferências e negocia a chegada de mais um reforço. O nome da vez é o zagueiro brasileiro Lyanco, de 27 anos. A informação foi divulgada inicialmente pelo Uol e confirmada também pela Itatiaia.
Revelado pelo São Paulo, o jogador pertence ao Southampton-ING, clube que defende desde 2021. Na temporada 2023/24, ele esteve emprestado pelos ingleses ao Al-Gharafa-QAT.
O Atlético-MG vê Lyanco como um bom nome, mas ganhou um forte concorrente nos últimos dias. Outro Alvinegro, o Botafogo também está interessado no jogador, que ainda não teve o futuro definido. A Itatiaia apurou, ainda, que a entrada do Botafogo inflou os valores do negócio. Embora veja a transferência como difícil, a diretoria do Atlético-MG mantém esperança para concretizar a contratação.
O contrato de Lyanco com o Southampton vai até junho de 2025. Com valores ainda incertos, a venda do jogador pode girar na casa dos 5 milhões de euros (cerca de R$ 29 milhões).
Dos 33 jogos do Al-Gharafa na última temporada, Lyanco participou de 16, com dois gols e uma assistência. No começo deste mês, o zagueiro se despediu da equipe do Catar. Em duas temporadas pelo Southampton, o brasileiro, que tem nacionalidade sérvia, foi pouco aproveitado e jogou apenas 49 vezes, sendo utilizado também pelo time Sub-21 dos Saints.
Lyanco estreou pelo profissional do São Paulo em 2016, após passagem pela base do próprio Botafogo. Em 2017, ele foi vendido do Torino-ITA, onde esteve por quatro anos antes de partir para a Premier League.
O jogador soma apenas dois títulos na carreira, ambos nas categorias de base. Em 2016, ele esteve no elenco campeão da Libertadores Sub-20 com o São Paulo; e em 2019, fez parte da Seleção Brasileira que venceu o Torneio de Toulon (Sub-23), quando foi o capitão da equipe.
CNN