Divulgação
O Fluminense, enfim, acertou a contratação do uruguaio Facundo Bernal. Após uma pequena novela devido a pedidos feitos por parte do Defensor, do Uruguai, o Tricolor fechou o negócio pelo volante de 20 anos. O jogador é esperado no Rio de Janeiro para realizar exames médicos e assinar contrato.
Na negociação, o Fluminense irá pagar 3,6 milhões de dólares (cerca de R$ 20 milhões) por 60% dos direitos econômicos. A primeira proposta foi de 2,5 milhões de dólares (cerca de R$ 13,9 milhões) por 80% dos direitos do jogador, mas esse cenário foi recusado pelo Defensor. A informação foi divulgada pelo jornalista Nico Musetti e confirmada pelo ge.
A demora para a negociação ser concluída aconteceu devido a forma de pagamento a ser feito. O Fluminense queria um prazo mais longo, enquanto o Defensor exigia algo mais curto. Reuniões foram feitas até os clubes alinharem valor positivo para ambos: o pagamento a ser feito até o final de 2026.
Com a contratação acertada, Bernal torna-se o quinto reforço do Fluminense desde a abertura da janela internacional de transferências. Ele se junta aos zagueiros Thiago Silva e Ignácio, o volante Nonato e o meia Kevin Serna.
Conheça Bernal
Para entender melhor sobre o estilo de jogo do volante, o ge ouviu os jornalistas uruguaios Leandro Hernández (Fútbol a Sol y Sombra) e Nico Musetti (Es Todo Un Tema TV). Os dois citaram as principais características de Bernal e concordaram em um aspecto: o jogador tem potencial para se sair bem no futebol brasileiro.
— Ele começou na equipe principal no ano em que o Defensor, catastroficamente, jogou na segunda divisão. Jogou bastante e acabou sendo importante na partida definidora (do acesso). A lesão correu de forma satisfatória, ficou quase 11 meses sem jogar. Voltou e, em seguida, assumiu o posto como nunca havia feito antes. Seu ponto forte é o passe longo, bom posicionamento e leitura de jogo. Prefere jogar sozinho de 5 do que com companhia. Sem dúvidas pode se destacar (no futebol brasileiro). Tem tudo para fazê-lo — opinou Nico Musetti.
Bernal teve presença constante nas categorias de base do Uruguai, mas não integrou o elenco que disputou o último Sul-Americano sub-20 e nem a Copa do Mundo da categoria. Isso porque sofreu uma lesão de ligamento cruzado que o tirou dos gramados por quase 300 dias.
O volante estreou pelo time profissional do Defensor em fevereiro de 2022. Seu grande ponto de atenção, hoje, é relacionado ao lado físico e à capacidade de atuar por 90 minutos.
GE