Com metade do Campeonato Brasileiro já tendo sido disputado, Vitória, Atlético-GO, Cuiabá, Grêmio, Fluminense e Corinthians lutam contra o Z-4
O Brasileirão Série A já passou da metade, porém, ainda não há nada definido quanto aos clubes que serão rebaixados nesta edição da competição.
Ao contrário do que costuma acontecer, há muito equilíbrio e, até algumas rodadas atrás, três clubes gigantes, Grêmio, Corinthians e Fluminense, estavam na zona de rebaixamento. Já neste momento, os dois primeiros conseguiram se afastar um pouco do Z-4, mas ainda estão muito ameaçados.
Em contrapartida, times como Cuiabá e Vitória, que começaram bem o Brasileirão, perderam o ritmo e têm sofrido nas últimas semanas. Com isso, os dois entraram no Z-4.
Confira a situação dos clubes que estão lutando contra o Z-4
Atlético-GO
Atual lanterna da competição, o time goiano possui um dos elencos mais fracos entre todos os clubes do Brasileirão. Após um início razoável, foi caindo de rendimento e parece o candidato mais forte para estar na segunda divisão em 2025. Está com 12 pontos.
Fluminense
O time carioca começou muito mal, fazendo uma das piores campanhas da história dos pontos corridos. Com a demissão de Fernando Diniz e uma reformulação no elenco, incluindo a saída de medalhões como Douglas Costa, o Flu voltou a vencer sob o comando de Mano Mezenes e vem de três triunfos seguidos na competição. Está com 17 pontos.
Cuiabá
O Cuiabá é outro time que começou bem, mas foi caindo de rendimento e, nas últimas rodadas, caiu para a zona do rebaixamento. Como possui um elenco mais qualificado de que alguns concorrentes, pode lutar até o final da competição para sair do Z-4. No momento, está com 17 pontos.
Vitória
O time baiano mostrou cerca qualidade no início da competição. Contudo, é outro que caiu muito de rendimento e, na metade do Brasileirão, se mostra um dos candidatos ao rebaixamento em 2024. Com a recuperação de alguns dos gigantes que vinham jogando mal, pode se complicar. Está com 18 pontos.
Grêmio
O Tricolor Gaúcho vive uma situação fora da normalidade. Sem poder jogar em seu estádio devido à destruição causada pela enchente no Rio Grande do Sul, o Grêmio vem atuando em vários outros locais dentro e fora do seu estado natal.
Dentro de campo, o time vinha muito mal, porém, mostrou uma reação nas últimas rodadas e deixou a zona do rebaixamento. Está com 18 pontos e duas rodadas a menos do que quase todos os outros clubes.
Corinthians
Até algumas rodadas atrás, o Timão estava na zona do rebaixamento e fazendo uma campanha muito ruim. Porém, com a chegada de Ramón Diaz, a equipe despertou na competição, deixou o Z-4 e agora já começa a sonhar em deixar de vez a parte de baixo da tabela. Está com 19 pontos.