Connect with us

Basquete

Com a conquista do ouro, Stephen Curry marca um feito histórico; veja

Spread the love

(Foto: Jesse D. Garrabrant / AFP)

Stephen Curry finalmente ganhou seu primeiro ouro olímpico nos Jogos de 2024. Com isso, ele se juntou a David Robinson, Shaquille O’Neal e Kevin Durant, que possuem tanto o título olímpico quanto o de MVP da NBA, um título mundial e um campeonato da NBA. Curry é o quarto jogador da história a alcançar esse feito.

David Robinson foi o primeiro jogador a completar essa quadra de títulos. Em 1999, ele conquistou seu primeiro título da NBA com o San Antonio Spurs. Na época, esse era o único troféu que faltava em sua carreira. Robinson já havia conquistado o prêmio de Melhor Defensor do Ano (DPOY), um título de pontuação, um título de rebotes e liderou a liga em tocos.

Shaquille O’Neal seguiu os passos de Robinson apenas um ano depois. Em 2000, O’Neal ganhou seu primeiro campeonato da NBA e seu único prêmio de MVP. Curiosamente, Shaq só participou de dois torneios pela seleção dos EUA: a Copa do Mundo de 1994 e as Olimpíadas de 1996, quando venceu ambos. Foi nomeado MVP da Copa do Mundo, mas muitos lamentam não terem o visto mais no palco internacional.

Para completar a lista, um companheiro de Curry em Paris – Kevin Durant é outra lenda que conseguiu essa combinação única. Ele jogou em quatro edições das Olimpíadas, ganhou o ouro em todas e se tornou o jogador de basquete masculino mais vencedor da história olímpica. KD foi nomeado MVP das Olimpíadas de 2021, o que reafirmou seu domínio no cenário internacional.

Stephen Curry, estrela do Golden State Warriors, teve que esperar até 2024 para ter a chance de competir nas Olimpíadas. Ele não foi selecionado em 2012 e teve que se retirar das edições de 2016 e 2021 para priorizar sua saúde. Este ano foi sua primeira e única chance de ganhar o ouro olímpico, e ele aproveitou ao máximo.

Coroação de uma grande carreira

Assim como Shaquille O’Neal, as atuações de Curry deixaram os fãs desejando que ele tivesse participado mais no cenário internacional. Aos 34 anos, ele conseguiu realizar esse feito extraordinário em sua primeira e única edição olímpica.

A trajetória de Curry até o ouro é a coroação de uma carreira já repleta de títulos e prêmios. A capacidade de se destacar tanto no cenário nacional, quanto internacional, apenas consolida sua posição como um dos maiores de todos os tempos.

Lance

Mais sobre Basquete