O Cruzeiro saiu em desvantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, a Raposa perdeu para o Boca Juniors-ARG por 1 a 0, em La Bombonera, no jogo de ida do torneio continental. O único gol da partida foi marcado pelo uruguaio Cavani.
Com o resultado, o Cruzeiro precisará reverter o marcador se quiser ir às quartas de final da Sul-Americana. A equipe celeste terá que vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal. Um empate no placar agregado leva a decisão para os pênaltis. O confronto de volta entre as equipes acontece na próxima quinta-feira (22), a partir das 21h30 (de Brasília), no Mineirão.
Antes disso, porém, os times retornam a campo por seus respectivos campeonatos nacionais. O Cruzeiro enfrenta o Vitória nesta segunda-feira, às 20h, no Barradão, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Do outro lado, o Boca Juniors recebe o San Lorenzo neste domingo, a partir das 14h30, na Bombonera, pela 11ª rodada do Campeonato Argentino.
O jogo
O Boca Juniors começou tomando a iniciativa do ataque na partida, mas o Cruzeiro era quem ficava mais com a bola. Aos 12 minutos, Matheus Pereira tentou a primeira finalização da equipe brasileira ao invadir a grande área, mas foi travado pela defesa do time argentino.
Próximo aos 20 minutos de jogo, uma confusão tomou conta do gramado. Tudo começou por uma falta de Cavani em cima de Arthur Gomes, que puxava contra-ataque. Em seguida, Matheus Pereira legou ter sido acertado. Após três minutos e meio de confusão, Jesus Valenzuela deu um amarelo para cada lado.
Com 24 minutos no relógio, o Cruzeiro teve a primeira chance mais clara. Matheus Pereira enfiou linda bola para Lautaro Díaz dentro da área. O centroavante finalizou para defesa de Romero. Após o lance, porém, a arbitragem pegou um impedimento do argentino no lance.
Aos 30 minutos, a Raposa criou mais uma oportunidade que foi parada por impedimento. Matheus Pereira fez grande lançamento para Arthur Gomes, que partiu em velocidade, adentrou a área e chutou por cima do gol. O camisa 11, entretanto, estava impedido.
Aos 43 minutos, o Boca Juniors começou a pressionar mais no ataque e quase abriu o placar em boa jogada pelo lado esquerdo da grande área. Em seguida, Blanco arriscou chute de fora da área, mas Cássio fez a defesa tranquila.
Na volta para o segundo tempo, o Boca Juniors aproveitou a força de sua torcida e abriu o marcador aos 19 minutos. Zenon encontrou linda enfiada para Cavani dentro da área. Cássio saiu do gol, mas o uruguaio deu um toquinho na saída do goleiro e fez um bonito gol para inaugurar o placar na Bombonera: 1 a 0.
Com 29 minutos no relógio, o Boca quase ampliou a vantagem. Após cruzamento rasteiro para dentro da área, Zé Ivaldo furou e Cavani chegou batendo de primeira, mas mandou na trave. No rebote, em chute à queima-roupa, Cássio fez grande defesa e salvou o Cruzeiro de tomar o segundo gol.
Com 35 minutos, o Cruzeiro levou perigo com Kaio Jorge. O centroavante partiu para a jogada individual após receber passe de Matheus Henrique, invadiu a grande área pelo lado esquerdo e finalizou rasteiro, mas a bola foi pelo lado de fora da rede.
Um minuto depois, a Raposa criou nova oportunidade, dessa vez com Lautaro Díaz. O centroavante carregou até a entrada da área e decidiu bater no gol, obrigando o goleiro Romero a fazer grande defesa para evitar o empate.
FICHA TÉCNICA BOCA JUNIORS 1 X 0 CRUZEIRO
Local: La Bombonera, em Buenos Aires (Argentina) Data: 15 de agosto de 2024, quinta-feira Horário: 21h30 (de Brasília) Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN) Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Lubin Torrealba (VEN) VAR: Juan Soto (VEN)
GOL: Cavani, aos 19′ do 2ºT (Boca Juniors) Cartões amarelos: Pol Fernández, Diego Martínez e Zeballos (Boca Juniors) / Matheus Pereira, Walace, Lucas Romero e Arthur Gomes (Cruzeiro)
BOCA JUNIORS: Romero; Advíncula, Cristian Lema, Medel e Lautaro Blanco; Cristian Medina, Pol Fernández (Belmonte), Saralegui (Martegani) e Kevin Zenón; Cavani (Milton Giménez) e Miguel Merentiel (Ezequiel Zeballos). Técnico: Diego Martínez
CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Walace, Lucas Romero (Matheus Henrique), Barreal (Lucas Silva) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Kaio Jorge) e Lautaro Díaz (Kaiki). Técnico: Fernando Seabra