Nesta sexta-feira, em nota oficial, o Athletico-PR lamentou o episódio de racismo ocorrido na partida contra o Belgrano-ARG, na última quinta-feira, pelo jogo de ida das oitavas da Sul-Americana. Os apoiadores do time argentino imitaram macacos em direção da torcida brasileira.
“Lamentavelmente, episódios de racismo foram cometidos por alguns torcedores da equipe adversária durante a partida realizada ontem (15), na Ligga Arena, válida pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana. O Athletico informa que realizou a identificação dos envolvidos, tendo os encaminhamento às autoridades competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Infelizmente, outros casos de racismo foram registrados em partidas de clubes brasileiros ao longo da semana. O Athletico condena veementemente quaisquer atos racistas. Condutas como essas não são e não serão toleradas dentro das dependências do clube. O Athletico reforça seu compromisso de combate ao racismo ou de qualquer outro tipo de discriminação, que não possui mais nenhum espaço no esporte e na sociedade”, escreveu o Athletico em suas redes sociais.
Além dos atos, os athleticanos também sofreram arremessos de objetos, como lanterna. Os torcedores do Belgrano estavam no Coronel Dulcídio superior, acima dos brasileiros, e tinham facilidade em jogar objetos. Um dos torcedores do Furacão ainda foi atingido no braço.
Uma torcedora do Belgrano, que imitou um macaco, foi identificada pela Polícia Civil do Paraná, com a ajuda dos athleticanos, e encaminhada à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe). Além dela, o torcedor responsável por arremessar a lanterna também foi detido e levado ao local.
Na última terça-feira, pela Libertadores, torcedores do San Lorenzo, também da Argentina, foram flagrados imitando macacos na direção da torcida do Atlético-MG. Ainda houve um terceiro caso, desta vez no confronto entre Botafogo e Palmeiras, na quarta-feira. No Estádio Nilton Santos, apoiadores do Botafogo fizeram o mesmo gesto.
A partida válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana terminou com vitória para o Athletico-PR sobre o Belgrano por 2 a 1, de virada. Os gols dos mandantes foram anotados por Erick e Christian, enquanto Franco Jara fez o único dos visitantes.
Com o resultado, o Furacão abriu a vantagem mínima e joga pelo empate no duelo de volta. Já o Belgrano terá que superar o Athletico-PR por dois gols de diferença para avançar. Em caso de vitória por apenas um, a decisão irá para os pênaltis.
O jogo de volta será realizado na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes, na Argentina. Antes disso, o Furacão enfrenta o Juventude, neste domingo, às 18h30, na Ligga Arena, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.