(Foto: Reprodução/Instagram: @kimi.antonelli)
Logo após o GP da Holanda, a Mercedes anunciou no domingo (25) que o jovem piloto Andrea Kimi Antonelli irá estrear na Fórmula 1 neste fim de semana, no GP da Itália, em Monza. Oficialmente liberado para competir na elite do automobilismo, ao fazer 18 anos no dia do anúncio, Kimi Antonelli é o grande nome para substituir o heptacampeão Lewis Hamilton, que anunciou saída da escuderia alemã para pilotar na Ferrari.
Nascido em Bolonha, na Itália, Andrea Kimi Antonelli atualmente corre pela PREMA Racing na Fórmula 2, e é promessa para o futuro do automobilismo internacional, ao ser comparado com Max Verstappen e o próprio Hamilton. Assim como o piloto holandês, Antonelli pulou categorias, ao deixar a Fórmula 4 direto a correr na F2.
Após se destacar nas categorias juniores de kart, em 2019 e com apenas 13 anos, Kimi Antonelli entrou no programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes, e logo impressionou, permanecendo no radar da equipe alemã. A partir dai, a carreira do jovem italiano evoluiu rapidamente.
Em 2021, Antonelli estreou no Campeonato Italiano de Fórmula 4 na quinta rodada e, embora não tenha participado da maior parte da competição, finalizou com boas pontuações. No ano seguinte, fez sua primeira temporada completa e conquistou o campeonato, com o maior número de poles e P1 da história da competição italiana. O jovem piloto também garantiu o campeonato da F4 alemã, ainda em 2022, e os títulos da da Fórmula Regional Europeia (FRECA) e a Fórmula Regional do Oriente Médio em 2023.
Por seu bom desempenho, Kimi Antonelli assinou com a PREMA direto para a F2, categoria preparatória para a elite do automobilismo. O piloto, que está em sua temporada de estreia, acumula 87 pontos e está em sétimo lugar na competição.
Até o último domingo (25), o piloto italiano não podia tirar sua superlicença, já que tinha ainda 17 anos, e por isso não estava autorizado a competir na categoria principal. Agora, ao conseguir liberação da FIA, Kimi Antonelli estará pronto para assumir o lugar de Lewis Hamilton com a Mercedes.
Confirmado por Toto Wolff, chefe da equipe alemã, Antonelli fará sua estreia na F1 na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Itália, com o carro de George Russell. Vale lembrar que o jovem piloto é a grande esperança dos fãs italianos de Formula 1, que não têm um piloto campeão mundial desde Alberto Ascari em 1953, pela Ferrari.
Lance