Brasileiros tiveram êxito no primeiro dia dos Jogos Paralímpicos; atleta da natação confirmou o favoritismo em sua modalidade
Ouro na natação, vitória no vôlei sentado e mais: o Brasil nas Paralimpíadas hoje (29)
O Brasil obteve grande sucesso nesta quinta-feira (29), quando fez a sua estreia nos jogos Paralímpicos, em Paris. Além de conquistar o ouro na natação, a equipe verde e amarela também obteve êxito em outras modalidades esportivas.
Gabriel Araújo, de 22 anos, subiu no degrau mais alto do pódio ao vencer o 100 metros costas de natação S2. Gabrielzinho, que é o atual líder do ranking mundial e campeão do mundo, era um dos favoritos na prova.
Além do ouro em Paris, o Brasil também conquistou medalhas com mais dois nadadores. Gabriel Bandeira ficou com o bronze nos 100m borboleta S14 e Phelipe Andrews faturou a prata no 50m livre S10 masculino.
Em relação a natação feminina, Mayara Peetzold ficou com o quinto posto nos 50m livre S6 e Mariana Gesteira foi a sétima no 50m livre S10.
Por fim, Lucilene Sousa e Maria Carolina Santiago (100m borboleta S13), Ana Karolina Oliveira (100m borboleta S14), Lídia Cruz e Esthefany Rodrigues (200m livre S5) não conquistaram a classificação.
Vôlei sentado
A equipe feminina de vôlei sentado não encontrou grandes dificuldades para vencer a seleção de Ruanda. Na quadra, as garotas do Brasil lacraram o placar em 3 sets a 0, com parciais em 25/13, 25/10 e 25/7.
Goalball
Considerada uma das favoritas no Goaball, a seleção feminina empatou com a Turquia. O time brasileiro, o atual bicampeão olímpico, abriu o placar,, testemunhou a virada turca e lacrou o marcador em 3 a 3.
No masculino, os brasileiros derrotaram a seleção da França por 8 a 5. O duelo foi marcado por um grande equilíbrio no primeiro tempo, com maior desenvoltura do Brasil na segunda etapa.
Bocha
O brasileiro Maciel Santos venceu Achraf Tayahi, da Tunísia, por WO em sua estreia na classe BC2 da Bocha. Na mesma modalidade, Iuri Silva sucumbiu diante do português David Araújo por 8 a 0.
Na BC1, José Carlos Chagas foi derrotado por David Smith, da Inglaterra, por 5 a 2. Mateus Carvalho perdeu para Masayuki Arita por 5 a 4 na BC3. Por fim, André Martins perdeu para Yu Wing Leung por 8 a 1, na BC4.
Em relação ao feminino, Laissa Guerreira perdeu para Carla Oliveira, de Portugal, por 4 a 2 na BC4. A brasileira conseguiu se recuperar na segunda disputa do dia, superando a húngara Alexandra Szabo por 4 a 3.
Na classe BC1, Andreza Oliveira venceu a argentina Ailen Flores por 5 a 2 e na BC3 Evelyn Oliveira foi derrotada por Sally Kidson por 5 a 1. Por fim, Evani Calado superou Ana Costa, de Portugal, por 8 a 2.
Tênis de Mesa
Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad surpreenderam ao vencer Jorge Cardona e Ander Cepas, os cabeças de chave, na classe MD18 por 3 a 1. A dupla brasileira conquistou uma vaga nas quartas de final do torneio.
Em relação ao feminino MD18, Catia Oliveira e Joyse Oliveira também conquistaram a classificação na modaidade. Por outro lado, Carla Maia e Marliane Santos perderam.
A atletas da China obtiveram grande destaque no WD20. GuiyanXiong e Chunxiao Hou venceram Sophia Kelmer e Jennyfer Parinos por 3 a 0. Lucas Arabian e Cátia Oliveira, do XD7, também não tiveram sucesso.
Por fim, Luiz Manara e Danielle Rauen bateram os japoneses Iwabuchi e Tomono nas duplas mistas XD17. Bruna Alexandre e Paulo Salmin venceram Hansson e Handen, da Suécia, por 3 a 0.
Tiro com arco
Juliano Ferreira e Eugênio Franco conquistaram números expressivos na classe W1 do tiro com arco. Enquanto ela ficou com o décimo primeiro posto, com 503 pontos, ele anotou 627 pontos, conquistando a classificação na mesma posição.
Outra atleta que se classificou foi Jane Karla, que avançou na quinta posição com 691 pontos. Já Luciano Rezende foi o vigésimo nono, com 495.
Por fim, Reinaldo Charão terminou o dia na vigésima posição do Individual Composto Open – W2.
Ciclismo
Carlos Alberto Soares não conseguiu a classificação nos 3000m (pista) na classe C1. O brasileiro anotou a marca de 4min18s908, ficando com a última posição em sua eliminatória.
Badminton
O indiano Tarun Tarun venceu o brasileiro Rogério Oliveira por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/19. Já Vítor Tavares não suportou a pressão imposta por Charles Noakes, da França.
No feminino, Daniele Souza perdeu para Sujirat Pookkham por 2 a 0, no Simples W1.
Taekwondo
A brasileira Maria Eduarda Stumpk, da categoria até 52 kgs, se despediu dos Jogo Paralímpicos ao ser derrotada por Zahra Rahim, do Irã, por 6 a 4. Na repescagem, Duda perdeu para Meryem Betul Cavdar, da Turquia.