Divulgação
A revanche imediata entre o brasileiro Robson Conceição, atual campeão mundial dos pesos-super-penas (até 58,97kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC, na sigla em inglês), e o americano O’Shaquie Foster já tem data e local para acontecer. Será no dia 2 de novembro, em Verona, Nova York.
A notícia foi dada inicialmente pelo site americano “Espn”. A revanche imediata havia sido ordenada pelo WBC após revisão da primeira luta entre os dois, realizada em 6 de julho em Newark, EUA. Na ocasião, Robson saiu vencedor numa controversa decisão dividida dos juízes. Nas redes sociais, muitos fãs e especialistas afirmavam que O’Shaquie, então defendendo seu cinturão pela terceira vez, foi melhor no combate.
Os três juízes pontuaram a luta de forma diferente: Anthony Lundy viu vitória do brasileiro em oito dos 12 rounds (116-112), Ronald McNair teve o placar contrário, a favor de Foster (112-116) e Paul Wallace apontou triunfo do baiano em sete assaltos (115-113). Apenas quatro assaltos tiveram pontuações unânimes: o primeiro e o nono vencidos por Foster, e o terceiro e o quinto vencidos por Robson.
– Penso que venci sim. Ataquei mais o Foster. Ele me deu muito trabalho porque se movimentou muito, mas atirei muito mais golpes, ele não queria luta. Atirei muito mais golpes e busquei muito mais a luta, então saí merecedor dessa vitória – disse Conceição após a vitória.
– Achei que tivesse vencido com folga. Eu não sei, achei que foi fácil, achei que era minha essa vitória. Não fui tocado, exceto por uma cabeçada. Eles me roubaram – disparou Foster logo depois da luta.
A vitória deu ao baiano o título mundial em sua quarta tentativa, após derrotas para Oscar Valdez e Shakur Stevenson e um empate contra Emanuel Navarrete. Robson também se consagrou como o nono brasileiro campeão mundial de boxe na história e o primeiro a conquistar a medalha de ouro olímpica e um cinturão de uma das quatro principais organizações do boxe.
Combate