Oswaldo de Oliveira construiu uma carreira consolidada como técnico de futebol, passando por grandes clubes, como Corinthians, SPFC, Flamengo, Vasco, Botafogo, Palmeiras, Fluminense, entre outros. Além disso, teve muito sucesso no futebol japonês.
Atualmente sem clube, Oswaldo esteve no podcast “Mundo GV”, onde falou sobre o atual momento dos treinadores brasileiros, que vivem em baixa e têm perdido espaço para os estrangeiros.
Primeiro, o treinador disse que temos bons técnicos brasileiros e que conhecem melhor o nosso futebol.
“Eu defendo os treinadores brasileiros, tanto treinador bom que temos aqui. Temos caras com muito mais experiência, trabalho, conhecimento de causa. Aí, vão lá no interior de Portugal e trazem um cara inexperiente só porque ele tem um sotaque diferente e acham que vai ser melhor”, iniciou.
Oswaldo de Oliveira cita bons treinadores da atualidade
Na sequência, Oswaldo de Oliveira citou seis treinadores da nova geração de brasileiros que ele considera ser bom.
“Alberto Valentim, Fábio Carille, Fernando Diniz, Zé Ricardo, Marcelo Fernandes e Jair Ventura. São treinadores sensacionais. E eu estou falando só dos novos, sem falar em outros caras mais ‘cascudos’ e que são tão bom quanto”, destacou Oswaldo.
Por fim, o treinador relembra o bom trabalho de Felipão no Atlético-MG no ano passado e a queda que o time teve esse ano, com Milito.
“Felipão foi bem com o Galo ano passado e era criticado. Chegou o atual treinador, só toma cassetada e ninguém fala. Você não pode contratar por sotaque, por moda. E contratam por moda”, finalizou Oswaldo de Oliveira.
Sobre os técnicos citados
Dos seis treinadores citados por Oswaldo de Oliveira, apenas Jair Ventura dirige um time da Série A. Ele comanda o Juventude. Valentim dirige o Ituano e Carille é o técnico do Santos, ambos na Série B.
Marcelo Fernandes, por sua vez, exerce a função de auxiliar técnico no Santos. Já Fernando Diniz e Zé Ricardo, estão desempregados. Diniz deixou o Fluminense esse ano, enquanto Zé Ricardo treinava o Goiás.
Carreira de Oswaldo de Oliveira
Oswaldo de Oliveira iniciou a sua carreira no Corinthians em 1999, onde foi campeão Paulista e Brasileiro. No ano seguinte, venceu o Mundial de Clubes.
Depois, foi para o Vasco e iniciou a campanha do título Brasileiro. Então, passou por clubes como Fluminense, São Paulo e Flamengo, até retornar ao Corinthians, em 2004.
Depois, só voltou a ter sucesso no Kashima Antlers (JAP), onde ficou entre 2007 e 2011, sendo tricampeão japonês.
Retornou ao Brasil em 2012 para dirigir o Botafogo e foi bem. Em 2013, levou o time para a Libertadores e foi campeão Carioca. Depois, passou por Santos, Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Atlético-MG e Sport, sem conquistar títulos. Seu último clube foi o Fluminense, em 2019.