Clube e atletas protestam “decisão inédita” de árbitro, que encerrou o jogo dois segundos antes do que seria o gol da vitória, marcado por Bellingham
A confusão no fim de Valencia 2 x 2 Real Madrid segue repercutindo na Espanha. O Real Madrid se posicionou sobre o que considerou “decisão inédita” do árbitro Gil Manzano, que encerrou o jogo dois segundos antes da finalização de Jude Bellingham, no que seria o gol da virada, aos 53 do segundo tempo.
“Uma decisão inédita da arbitragem de Gil Manzano impediu a vitória do Real Madrid sobre o Valencia. O árbitro anulou o gol ao assinalar o fim do jogo quando Brahim fez o cruzamento. O líder da Liga mereceu os três pontos, mas somou apenas um”, disse o Real Madrid em nota oficial.
Vinícius Junior, que completou 250 jogos pelo Real Madrid, foi o nome do jogo, marcando os dois gols da equipe, que viu o adversário abrir dois gols de vantagem no placar. O brasileiro afirmou que “não deixaram” o time merengue vencer e pediu o apoio da torcida na sequência da competição.
Foi um jogo muito difícil. Depois dos dois gols sofridos conseguimos empatar e no final não conseguimos a vitória porque não deixaram. Temos que continuar firmes, que a torcida esteja conosco porque vamos precisar dela.
— Vini Jr.
No esperado retorno ao Mestalla, Vinicius Junior foi o centro das atenções. O atacante foi alvo de vaias, provocações com cartazes da torcida do Valencia. Nos dois gols, fez comemorações emblemáticas: No primeiro, o atacante ergueu o braço com punho cerrado, símbolo antirracista. No segundo, o brasileiro vibrou muito, batendo no peito e dizendo “eu estou aqui”.
O volante Tchouaméni se pronunciou no “X”, antigo Twitter, dizendo que “isso é constrangedor”. O técnico Carlo Ancelotti também se posicionou sobre a polêmica. O treinador afirmou que o ocorrido é algo “sem precedentes”.
— Não há muito o que dizer, é algo inédito. Depois do rebote tivemos a posse de bola e a jogada teve de ser interrompida quando o Valência a recuperou. Isso nunca tinha acontecido comigo, mas não há mais nada a acrescentar.
Além de encerrar o jogo no momento de um cruzamento do Real Madrid, o árbitro gerou polêmica ao expulsar Jude Bellingham, que foi reclamar após o apito final. O meio-campista inglês, artilheiro da equipe na temporada, cumprirá um jogo de suspensão automática, podendo ainda receber uma punição maior. O motivo foi exposto pelo árbitro na súmula.
“O jogador Bellingham foi expulso pelo seguinte motivo: após o fim da partida e ainda no gramado, se dirigiu a mim correndo em atitude agressiva e gritando, repetindo várias vezes: “Foi a p*** de um gol”, disse Gil Manzano.
Bellingham reclama com árbitro Gil Manzano antes de ser expulso em Valencia x Real Madrid — Foto: Getty Images
O árbitro de 40 anos é um dos mais conceituados do futebol espanhol e foi escalado para esta partida por conta disso. O jogo era cercado de expectativa por conta do reencontro de Vinícius Junior com o Mestalla. O atacante Hugo Duro, do Valencia, admitiu que o “entende” o Real Madrid e criticou a demora do árbitro para apitar o fim da partida.
— Ele disse que era a última (jogada) e não entendo por que ele demora tanto tempo para apitar depois. Eu entendo o Real Madrid, mas o árbitro disse que era a última – disse o autor do primeiro gol do time da casa.
Com o empate, o Real Madrid chegou aos 66 pontos na liderança do Campeonato Espanhol. O Girona, que enfrenta o Mallorca neste domingo, soma 59 pontos e tem a oportunidade de diminuir a vantagem do líder para quatro pontos. Na próxima rodada, o time de Carlo Ancelotti enfrenta o Celta de Vigo, sem Jude Bellingham.
Vini Jr Vinicius Junior Bellingham Valencia x Real Madrid — Foto: Aitor Alcalde/Getty Images