Foto: Ricardo Duarte/Inter
De canhota, com o pé direito, com a cabeça, no rebote ou ao completar um cruzamento… Não importa a forma, mas, quando a bola chega até Enner Valencia, tem um destino: o fundo das redes. O atacante comanda o Inter neste momento em que os torcedores inflam a confiança com as 10 vitórias consecutivas e pensam em títulos. A fase permite ao equatoriano mirar a artilharia do Gauchão.
Valencia tem seis gols em 10 partidas em 2024. Detalhe: todos nos últimos seis jogos em que entrou em campo, que afiançam a fase colorada. Além da classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, o Colorado tem pela frente a disputa das semis do Gauchão. Caso chegue na final, tem garantida a segunda partida no Beira-Rio, pela melhor campanha.
A vitória na Copa do Brasil veio com sua assinatura. Marcou os dois no 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu no Mané Garrincha, em Brasília. Balançar as redes por lá, aliás, não foi novidade: há 10 anos, havia deixado o seu na derrota do Equador por 2 a 1 para a Suíça pela Copa do Mundo.
O primeiro, ao pegar o rebote de Fabrício Santana, que defendeu o cabeceio de Wanderson, e o segundo ao tocar de primeira após o cruzamento de Bustos. A sintonia com o argentino já aparecera no duelo anterior, quando completou de cabeça na goleada sobre o São Luiz, nas quartas do estadual.
Valencia em 2024
- 10 partidas
- 9 jogos como titular
- 6 gols
- 3 assistências
- 732 minutos em campo
- 122 minutos para marcar
- 81,2 minutos para participar de um gol
Antes, havia marcado contra São Luiz, Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas e Santa Cruz, os últimos jogos que atuou. Essa sequência o colocou na briga pela artilharia.
O quarto gol no estadual, no fim de semana, o tirou de um grupo de 11 atletas com três tentos e o igualou a Lucas Barbosa e GIlberto, do Juventude, e Zé Vitor, do Ypiranga. Um atrás de Michel, do Guarany de Bagé, no topo com cinco. Definitivamente na briga pelo artilharia. Guarany e Ypiranga já estão fora da disputa.
Se ainda busca assumir o posto no Gauchão, no Inter é o goleador do disparado. Como o time balançou as redes em 28 oportunidades até o momento, representa 21,42% do total. Alario, Alan Patrick e Wanderson, que dividem o segundo posto, somam três cada.
O oportunismo, aliás, confirma o que já mostrou no ano passado. Principal contratação de 2023, Valencia estreou em julho e marcou 13 gols em 28 partidas. Só ficou atrás de Alan Patrick, que fez 16.
O camisa 10 é o seu parceiro de ataque. Lucas Alario, um dos reforços da temporada, fica como alternativa, enquanto Rafael Borré, que estreou diante do Nova Iguaçu, chegou após o prazo de inscrição no estadual.
Reina a expectativa sobre o desempenho de Valencia diante do Juventude. A partida está marcada para domingo, às 16h, no Alfredo Jaconi.
GE.