Jogador está sem clube desde janeiro, após passagem apagada pelo São Paulo, e continua em atividade
“Ele não está mais jogando”. A frase é de Alessandro Barcellos, presidente do Inter, ao ser questionado informalmente por um torcedor colorado sobre um eventual retorno de Alexandre Pato ao Beira-Rio, antes do empate com o Juventude pelo Gauchão. A declaração do dirigente gerou uma resposta bem-humorada do atacante (veja abaixo), que continua em atividade, está livre no mercado e na expectativa por propostas.
Pato não está aposentado. Aos 34 anos, o atleta está sem clube desde que o contrato com o São Paulo expirou em 31 de dezembro. A última partida foi em setembro do ano passado, na derrota para o Fortaleza, por 2 a 1, no Morumbi, quando atuou por 10 minutos.
Conforme apurado pelo ge, o centroavante está recuperado de um estiramento no músculo reto femoral da perna esquerda e apto para treinar normalmente. Durante o período em que esteve lesionado, realizou tratamento e exercícios com acompanhamento profissional.
Pato deseja dar continuidade à carreira e estuda sondagens. O estafe do jogador recebeu consultas de clubes do Brasil e do exterior. Por estar livre no mercado desde janeiro, em um eventual cenário, poderia assinar com times brasileiros, mesmo fora da janela de transferências.
Alexandre Pato antes de São Paulo x Fortaleza — Foto: Marcos Ribolli
Nas últimas cinco temporadas, três pelo São Paulo (2019, 2020 e 2023) e duas pelo Orlando City (2021 e 2022), disputou 77 jogos, com 15 gols e sete assistências. Em novembro de 2022, quando atuava nos EUA, sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Em fevereiro do ano seguinte, Pato escolheu o Tricolor para realizar tratamento e fazer parte da reabilitação no Reffis Plus. Em maio, clube e jogador firmaram contrato até o fim do ano com cláusulas de produtividade. A terceira passagem pelo Morumbi foi frustrante.
São Paulo não renova contrato com Alexandre Pato na temporada de 2024
Pato responde presidente do Inter
Antes do empate entre Juventude e Inter, em Caxias do Sul, pelo Gauchão, o presidente Alessandro Barcellos atendia torcedores no saguão do hotel, quando foi perguntado sobre um possível retorno do atacante ao Beira-Rio. De prontidão, o dirigente disse que “ele (Pato) não está mais jogando”.
Alexandre Pato, revelado no Celeiro de Ases, causou um furor nas redes sociais ao responder, em tom descontraído, a declaração do mandatário. O atacante se colocou à disposição para conversar.
– Barcellos, podemos conversar! – escreveu o jogador em uma rede social.
Com Alario, Alan Patrick, Borré e Valencia como principais alternativas para o ataque, o Inter não cogita abrir conversas com Pato neste momento. Campeão Mundial pelo Colorado, soma passagens por Milan, Corinthians, São Paulo, Chelsea, Villarreal, Tianjin Tianhai e Orlando City.