Rafael Ribeiro / CBF
O técnico Dorival Júnior sequer estreou no comando da seleção brasileira, mas tem vivido uma “dor de cabeça” para conseguir montar uma delegação. Nas últimas semanas, o treinador sofreu com uma série de atletas que se lesionaram, algo que prejudicou e muito a 1ª convocação.
Para os amistosos diante de Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, respectivamente, Dorival Júnior não poderá contar com figuras conhecidas da seleção como o goleiro Ederson, os zagueiros Marquinhos e Gabriel Magalhães, o meio-campista Casemiro e o atacante Gabriel Martinelli.
Todos estes nomes acabaram se lesionando antes dos amistosos. Nos últimos dias, Dorival precisou fazer cinco mudanças com relação à lista original. Ederson deu lugar a Léo Jardim, Marquinhos e Gabriel Magalhães foram substituídos por Bremer e Fabrício Bruno, Casemiro por Pepê, e Gabriel Martinelli por Galeno.
Além de todas as substituições na lista original, outros atletas que estavam no chamado “grupo de observação” também sofreram com problemas físicos e não tiveram condições de serem chamados por Dorival.
Um deles é Neymar, que sofreu grave lesão no joelho esquerdo na derrota do Brasil por 2 a 0 para Uruguai, em outubro de 2023, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026. O astro segue se recuperando.
Além deles, o goleiro Alisson, os zagueiros Thiago Silva e Eder Militão, o lateral-esquerdo Caio Henrique, os meio-campistas Gerson e Joelinton, além dos atacantes João Pedro e Matheus Cunha também sofrem com problemas físicos e não poderiam ser chamados.
A estreia de Dorival à frente da seleção brasileira acontecerá neste dia 23, no sábado, às 16h, em Wembley, diante da Inglaterra. A “Amarelinha” não vence há quatro partidas e ocupa apenas o sexto lugar na tabela das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo.
Veja abaixo como ficou a convocação final da seleção brasileira com as alterações:
- Goleiros: Bento (Athletico-PR), Léo Jardim (Vasco) e Rafael (São Paulo)
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto)
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Fabrício Bruno (Flamengo) e Murilo (Palmeiras)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Pepê (Porto), Galeno (Porto), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).