Divulgação
Com expectativa de um público de cerca de 40 mil torcedores, o Botafogo estreia na fase de grupos da Libertadores-2024 nesta quarta-feira (3/4), às 19h, contra o Junior Barranquilla (COL), no Estádio Nilton Santos. É a continuação da saga do Glorioso, que precisou passar por Aurora e Red Bull Bragantino nas fases preliminares.
À espera do novo técnico Artur Jorge, o Botafogo seguirá sendo comandado pelo interino Fabio Matias, que tem oito vitórias e um empate no cargo. Existe a expectativa de que essa seja a última partida dele no comando, já que o novo treinador português chega nesta quarta ao Rio e estará no Nilton Santos para assistir ao jogo.
Depois de poupar titulares contra o Boavista no domingo, quando confirmou o bicampeonato da Taça Rio, o Botafogo terá força praticamente máxima, com jogadores importantes recuperados. Os únicos desfalques sentidos são Marçal (lesão na panturrilha) e Damián Suárez (expulso no jogo anterior).
O Botafogo pode ter a estreia de Óscar Romero, relacionado pela primeira vez. Segundo o “GE”, Luiz Henrique deve ser opção no banco de reservas, com Savarino e o artilheiro Júnior Santos mantidos no time. Mateo Ponte, na lateral-direita, e Gregore, no meio, podem ser as novidades na escalação.
✖️ Desfalques do Botafogo
Marçal (lesão na panturrilha), Yarlen (entorse no tornozelo) e Pablo (lesão muscular na coxa) são os desfalques por questões físicas. Expulso contra o Red Bull Bragantino, Damián Suárez cumpre suspensão automática.
Pendurados do Botafogo
O goleiro Gatito Fernández e o volante Danilo Barbosa são os pendurados no Botafogo, já que os cartões não são zerados após as fases preliminares. Se algum deles receber novo cartão amarelo nesta quarta-feira, desfalcará a equipe contra a LDU, dia 11, em Quito.
O adversário – Junior Barranquilla
Atual campeão colombiano, o Junior Barranquilla está disputando sua 18ª Libertadores, mas estava fora desde a edição de 2021. A equipe viajou no domingo para o Rio de Janeiro, fez uma atividade leve nas areias da Praia de Copacabana na segunda-feira e, na véspera do jogo, realizou o apronto no Estádio da Gávea, do Flamengo.
O time comandado por Arturo Reyes conta com alguns jogadores conhecidos, como o volante Victor Cantillo (ex-Corinthians), o atacante Yimmi Chará (ex-Atlético-MG) e o experiente centroavante Carlos Bacca, de 37 anos, ex-Milan. Para a estreia nesta quarta, o Junior não poderá contar com o experiente zagueiro argentino Emanuel Olivera, lesionado.
Onde assistir a Botafogo x Junior Barranquilla
A partida terá transmissão ao vivo apenas pela ESPN (TV por assinatura) e pelo Star+ (streaming), com narração de Hamilton Rodrigues.
Arbitragem
A Conmebol designou uma arbitragem do Chile para a partida desta quarta-feira. Apita o jogo Cristián Garay, auxiliado por José Retamal e Miguel Rocha, com Manuel Vergara como quarto-árbitro. O VAR será comandado por Juan Lara, com Edson Cisternas como AVAR.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X JUNIOR BARRANQUILLA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 3/4/2024 – 19h
Árbitro: Cristián Garay (CHI)
Assistentes: José Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Mateo Ponte (Rafael), Lucas Halter, Barboza e Hugo; Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Eduardo; Júnior Santos, Savarino e Tiquinho Soares – Técnico: Fabio Matias.
JUNIOR BARRANQUILLA: Mele; Fuentes, Peña, Ceballos e Pacheco; Didier Moreno, Cantillo e Chara; Deibér Caicedo, Carlos Bacca e Enamorado – Técnico: Arturo Reyes.
Fonte: Redação FogãoNET