FOTO: GILVAN DE SOUZA/ FLAMENGO
Nesta semana, pouquíssimos torcedores do Flamengo tomaram conhecimento da contratação de Adriano Nicolás. O jogador de 19 anos ainda não estreou pela equipe profissional, mas, chamou a atenção da comissão técnica pelas boas atuações com a camisa do Alianza Lima na Copa Libertadores da América Sub-20.
A Agência RTI Esporte apurou que a contratação de Adriano Nicolás não foi motivada apenas por seu desempenho na competição continental. Isso porque, o jovem vinha sendo monitorado pelos observadores do Flamengo desde o fim de 2022.
Ele foi destaque em todas as competições de base do Peru e, por isso, começou a ganhar destaque internacional. O Flamengo não teve vida fácil durante as conversas com o estafe do jogador. Isso porque, o Alianza Lima, dono dos seus direitos econômicos, interesse em negociá-lo para a Europa.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Flamengo superou as ofertas do Hamburgo e Herta Berlin, ambos da Alemanha, para contar com Adriano Nicolás. Ele chegou por empréstimo até 31 de dezembro de 2024. O acordo prevê a opção de compra de 70% dos direitos econômicos por US$ 200 mil (R$ 1 milhão, na cotação atual).
Na base, o meia-atacante terá com principal concorrente o jovem Lorran. Destaque desde o sub-17, o garoto tem a confiança do técnico Tite para ser utilizado no time profissional. Apesar disso, a joia rubro-negra ainda pertence ao time sub-20 que conquistou recentemente e Copa Libertadores da América da categoria.
Onde Adriano Nicolás começou?
Adriano Nicolás Neciosup Joya iniciou a carreira no futsal do Alianza Lima, do Peru, em 2020. No mesmo ano, aos 15 anos de idade, começou a fazer a transição das quadras para o gramado até ser integrado posteriormente ao time Sub-15.
Em seguida, teve passagens por todas as seleções de base do Peru antes de chegar ao profissional do Alianza Lima aos 18 anos de idade em 2023. Na época, ele mostrou versatilidade ao jogar em várias posições no ataque, Ele sempre teve um “desempenho acima da média” aos olhos dos treinadores da base do Alianza Lima.
Por isso, Adriano Nicolás começou a despertar a atenção de equipes da Alemanha, Espanha, França e Portugal. O Schalke 04 chegou a enviar observadores a Lima para acompanhar de perto o jovem. Os alemães, porém, desistiram de leva-lo para um período de testes por causa do seu porte físico franzino
Desde então, Adriano Nicolás brilhou no Alianza Lima. O jogador, antes de acertar com o Flamengo, teve seu nome ligado a uma possível transferência para outros gigantes da América do Sul como Boca Juniors, da Argentina, Olimpia, do Paraguai e Peñarol, do Uruguai.
RTI Esporte.