Raul Baretta/ Santos F.C.
Horas após o vice-campeonato no Paulistão, o Santos anunciou nesta segunda-feira (08) que fez um acordo com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para reduzir de seis para três jogos a punição para jogos com portões fechados em partidas da Série B do Campeonato Brasileiro.
Veja abaixo o comunicado emitido pelo clube:
O Superior Tribunal de Justiça (STJD) homologou uma transação (acordo) envolvendo a punição imposta ao Santos pelos incidentes registrados na partida contra o Fortaleza, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, na Vila Belmiro.
Pela transação, a pena foi reduzida de seis para três jogos com portões fechados.
Nas três partidas com portões abertos, porém, o clube terá que fechar o setor normalmente destinado às torcidas organizadas e exibir uma faixa com os seguintes dizeres: “Fechado por decisão do STJD”.
Além disso, até o dia 30 de abril, terá que cumprir medidas educativas contra a violência. Por fim, terá que pagar R$ 300 mil, referente à transação disciplinar homologada, e multa de R$ 100 mil em duas parcelas.
O acordo foi antecipado por Marcelo Teixeira, presidente do Santos, após a final do Paulistão, quando a equipe foi superada pelo Palmeiras no Allianz Parque.
“Temos que aguardar ainda para falar oficialmente sobre o público nas primeiras rodadas. Diante do que foi conversado, restando apenas a homologação, nós reduzimos para três jogos com portões fechados. E três jogos são com portões abertos sem as torcidas organizadas”.
A sentença foi divulgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no fim de janeiro.
A pena se deve à confusão ocorrida na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, no dia 6 de dezembro de 2023, que culminou com o rebaixamento do Santos para a segunda divisão.
O Santos foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por “desordens em sua praça de desporto”, “invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo” e “lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.
Com isso, o clube ficará sem torcedores na Vila Belmiro nas partidas contra Paysandu, Guarani e Brusque.
ESPN.