Foto: (IconSport) – O Manchester City passou pelo Chelsea na semifinal da Copa da Inglaterra
O Chelsea teve várias chances de se classificar, mas pecou demais — feliz do Manchester City, que foi eficiente na semifinal da FA Cup
Neste sábado (20), o Manchester Cityvenceu o Chelsea por 1 a 0, em Wembley, pela semifinal da Copa da Inglaterra. Com o resultado, os Citizens garantiram vaga na decisão do torneio, precisando aguardar a definição de seu adversário: Manchester United ou Coventry City. Já os Blues se despedem da competição e, mais do que isso, dão adeus à possibilidade de terminar a temporada com um título.
Após uma dura eliminação nos pênaltis para o Real Madrid, nas quartas de final da Champions League, o Manchester City mostrou muito foco para ter um resultado diferente na FA Cup. Além disso, os Citizens continuam na liderança da Premier League. Já o Chelsea ficou com mais um sabor amargo em 2023/24, ao ficar tão perto de ser campeão, mas não conseguir. Antes, os Blues ficaram com o vice da Copa da Liga Inglesa, vencida pelo Liverpool.
A briga por uma vaga na final Copa da Inglaterra começou bem equilibrada, com o Chelsea inclusive tendo chances de balançar as redes do Manchester City. E esse foi o principal erro dos Blues na decisão: a falta de precisão na hora de fazer o gol. Nesse quesito, os Citizens foram muito mais felizes, já que mostraram sua eficiência de sempre para sacramentarem a classificação.
Como foi Manchester City x Chelsea pela Copa da Inglaterra
Do seu jeito de ser, o Manchester City começou o 1º tempo da maneira que está acostumado: prendendo a posse e trocando passes perto da grande área adversária. Quando não tinha a bola, a equipe de Pep Guardiola pressionava a saída do Chelsea lá em cima. Enquanto os Citizens tentavam ditar o ritmo da semifinal da Copa da Inglaterra, os Blues fecharam suas linhas de marcação e apostavam na transição rápida para tentar gerar perigo.
Só que o Manchester City não conseguiu nenhuma boa finalização. Por outro lado, o Chelsea teve a bola da etapa inicial quando Enzo Fernández lançou para Nicolas Jackson nas costas da defesa. Entretanto, ele não aproveitou cara a cara com o goleiro. Os Blues também apareceram bem com Cole Palmer, que só foi parado por Ortega, deixando tudo igual para os Citizens. E isso foi tudo até a ida para o intervalo.
Quem não faz…
O 2º tempo foi bem mais animado, já que o jogo extremamente burocrático se transformou em uma decisão de FA Cup aberta para os dois lados. Pelo Chelsea, Jackson (de novo) perdeu chances inacreditáveis. Já o Manchester City chegou bem quando arriscou de fora da área com Phil Foden. Dali para frente, a premissa voltou a ser a mesma: Citizens com a bola, Blues tentando um contra-ataque.
Um ditado antigo do futebol voltou a se mostrar bem atual. O Chelsea desperdiçou as boas chances que teve lá na frente. E contra o Manchester City isso acaba sendo fatal. Após tentar, tentar e tentar furar a zaga dos Blues, os Citizens finalmente conseguiram nos minutos finais da semifinal, quando um cruzamento da esquerda, quase na linha de fundo, encontrou Bernardo Silva, que mandou para o fundo da rede.