Foto: Marcelo Ferrazoli/Sesi-SP
Atuais campeãs, mineiras encaram uruguaias e peruanas na primeira fase do torneio continental que será realizado em Bauru
Embalado com sete vitórias seguidas – seis pela Superliga Feminina e uma pela Copa Brasil – o Praia Clube muda a chave, mas quer manter o ritmo para defender o título e buscar o tri do Campeonato Sul-americano de clubes. A competição começa nesta quarta-feira e será disputada até o próximo domingo (18), em Bauru, no interior de São Paulo.
O Praia Clube está no Grupo A ao lado de Athletico Barbato (URU) e Regatas Lima (PER). O Grupo B conta com Sesi-Bauru, Minas e San Martin (BOL). Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais.
Todos os jogos do Sul-Americano serão disputados na Arena Paulo Skaf, em Bauru.O campeão e o vice-campeão do torneio garantem vaga no Mundial de clubes de vôlei feminino de 2024.
No ano passado, a competição foi disputada na Arena Praia, em Uberlândia. Logo depois de vencer o Minas na final da Superliga, a equipe de Uberlândia reencontrou o rival na decisão do Sul-Americano e também venceu: 3 sets a 2 e bicampeonato conquistado.
Na atual temporada, o time de Uberlândia vive ótimo momento. Depois de oscilar na primeiro turno da Superliga e ficar no quarto lugar do Mundial, o Praia se acertou desde que ganhou o clássico contra o Minas, no dia 14 de janeiro, em Belo Horizonte. Desde então, a equipe praiana acumula um mês sem derrotas, com sete vitórias no período. O técnico Paulo Coco reconhece que o time chega em boa fase para o Sul-Americano.
– É um momento bom, a gente tem que aproveitar esse momento. É outro campeonato, um torneio de tiro curto. É um campeonato que vale muito, que a gente conseguiu vencer no ano passado e vale vaga no Mundial. A gente está em um processo de crescimento, de evolução e a cada jogo que passa mostrando uma qualidade melhor – afirmou.
Duas jogadores desfalcarão o Praia no Sul-Americano: a búlgara Rabadzhieva e a líbero Suelen, que estão no departamento médico. Além do ano passado, a equipe de Uberlândia foi campeã do torneio continental em 2021.
Confira tabela do Sul-Americano Feminino
- 18h – Praia Clube x Athletico Barbato (URU)
- 20h – Sesi-Bauru x San Martin (BOL)
- 18h – Regatas Lima (PER) x Athletico Barbato (URU)
- 20h – Sesi-Bauru x Minas
- 18h – Praia Clube x Regatas Lima (PER)
- 20h – Minas x San Martin (BOL)