Connect with us

Futebol Nacional

Morre Washington Rodrigues, o Apolinho, jornalista esportivo e ex-técnico do Flamengo

Spread the love

 Reprodução

Morreu o jornalista Washington Rodrigues, o Apolinho, nesta quarta-feira (15). Jornalista esportivo e ex-técnico do Flamengo, ele lutava contra um câncer no fígado.

Aos 87 anos, Apolinho seguia na ativa como comentarista na Rádio Tupi. Seu último jogo como profissional foi a derrota do Flamengo para o Bolívar, no dia 24 de abril, pela CONMEBOL Libertadores.

Nas redes sociais, o Flamengo prestou uma homenagem ao ex-técnico do clube.

“Perdemos um dos maiores comunicadores do esporte nacional. Washington Rodrigues, o Apolinho, nos deixou nesta quarta-feira. Em décadas de carreira, moldou a forma como vivemos o futebol. Criou expressões inesquecíveis – é impossível lembrar do Gol do Pet em 2001 sem lembrar do aviso que “acaba de chegar São Judas Tadeu” na voz de Apolinho. Washington Rodrigues foi treinador do Mais Querido no ano de nosso centenário e, ainda assim, era admirado e adorado pelas torcidas dos nossos rivais por seu carisma, sua imparcialidade e sua paixão. Ele nos deixou em uma noite em que o Flamengo venceu com “chocolate” – expressão inventada por ele para definir goleadas. Muito obrigado por tanto, Apolinho! Descanse em paz!”, escreveu o Flamengo.

A expressão ‘Acaba de chegar São Judas Tadeu’ citada pelo Flamengo ficou famosa durante a transmissão da final do Campeonato Carioca de 2001. Na ocasião, o Rubro-Negro vencia por 2 a 1 até os 43 minutos do segundos, e o título estava indo para o Vasco. No entanto, segundo após Apolinho ‘convocar’ o padroeiro do Flamengo, Petkovic fez o golaço de falta que é vivo até hoje na memória dos rubro-negros.

Torcedor do Flamengo, Apolinho foi convidado para ser o técnico do clube no ano do centenário, em 1995. Foram 26 jogos, com 11 vitórias, oito empates e sete derrotas. Por pouco, ele não levantou um importante título: a equipe bateu na trave e ficou com o vice da Supercopa dos Campeões da Libertadores, em 1995, perdendo para o Independiente.

Apolinho ainda voltou ao Flamengo para ser diretor de futebol, em 1998. Desde então, voltou às atividades como jornalista.

ESPN

Mais sobre Futebol Nacional