Connect with us

Tênis

Número 2 do mundo, Iga Swiatek é flagrada em antidoping e recebe suspensão no tênis

Spread the love

Getty Images

A tenista Iga Swiatek, número 2 do mundo, testou positivo em exame antidoping realizado em agosto e recebeu uma suspensão de um mês. A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) revelou nesta quinta-feira (28) que a atleta foi flagrada pela substância proibida trimetazidina (TMZ).

A polonesa estava afastada preventivamente, de forma sigilosa, e, portanto, já cumpriu parte da pena. Ela ficou fora entre 12 de setembro a 4 de outubro, perdendo três torneios, e agora tem apenas mais oito dias de afastamento para cumprir.

Swiatek alegou, por meio da defesa, que o uso da substância não foi intencional. Ela justificou que fez uso de um medicamento para controlar insônia e jet lag — uma alteração no ritmo biológico por conta de diferentes fusos horários — e que o remédio é vendido sem receita na Polônia.

A investigação aceitou o argumento e, com as análises, optou pela suspensão branda, no limite mais baixo da faixa: “Nenhuma culpa ou negligência significativa”.

A atleta aceitou a suspensão. Além de ter ficado afastada dos três torneios (WTA 500 de Seul, WTA 1000 de Pequim e WTA 1000 de Wuhan), perdeu o prêmio em dinheiro do WTA 1000 de Cincinnati, em que foi eliminada na semifinal, mas não teve os pontos retirados do ranking.

A polonesa tem 23 anos e estará apta a retornar ao esporte no próximo dia 4 de dezembro.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Tênis